PERTENCIMENTO FAMILIAR E HIERARQUIA DE CLASSE: Segredo, Ruptura e Desigualdade vistos pelas Narrativas de Adotados Brasileiros
Resumo
Nesse artigo analiso as entrevistas realizadas com os membros de uma associação de filhos adotivos no Brasil, assim como as cartas endereçadas à página web da associação, para entender noções de pertencimento familiar em interação com o sistema jurídico ao longo das últimas décadas. Meus resultados sugerem uma linha de continuidade entre o segredo associado tradicionalmente com a adoção, a confidencialidade imposta pelo Estado e as estratégias dos pais adotivos para garantir a plena integração da criança na família. Os resultados também levantam dúvida quanto à natureza política do processo de adoção, revelando uma dinâmica de desigualdade que, apesar de reformas democráticas e noções de pertencimento familiar em plena mutação, ainda ocupa um lugar importante na definição de processos institucionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).