AS REARTICULAÇOES DE SOCIABILIDADE DECORRENTES DE MIGRAÇOES INTERNACIONAIS
Resumo
Quatro conjuntos de parentes em migrações internacionais são examinados enfatizando qualidades de sociabilidade entre gêneros, gerações e grupos identitários, com entrevistas feitas no Recife. Realçam-se articulações de grupos de mulheres para enquadrarem o ato migratório na rede de relações estabelecidas femininas. Investigam-se redefinições de relações hierárquicas entre gerações com intensa negociação sobre autonomia emocional e financeira para jovens. Mostra contrastes marcados de identidade, adesões a práticas e lealdades em realidades internacionais históricas e geográficas circunscritas. Argumenta que os parâmetros para entender a complexidade de migrações internacionais são multifacetados e mostram a (re)construção de obrigações, direitos e lealdades na rearticulação entre intimidades de sociabilidade entre parentes e estruturas sociopolíticas contextuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).