Etnografando um CTG (Centro de Tradições Gaúchas) na região de Curitiba: processos de fabricação e espetacularização das tradições
Resumo
Este artigo traz alguns apontamentos resultantes de minha pesquisa mestrado, realizada em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) na região de Curitiba, onde se praticam atividades de lazer e esportivas, especialmente de danças, relacionadas ao culto e à valorização do que se entende como tradição gaúcha. A observação das atividades de um dos seus grupos de danças gaúchas sugeriu que as competições artísticas entre os diferentes CTGs impulsionam a produção de espetáculos concomitantemente tradicionais e inovadores. A elaboração de um destes espetáculos revelou um incessante debate no qual novos elementos, qualidades, sentidos e atributos passam a compor as categorias gaúcho e tradicional. Diante disso, proponho uma reflexão sobre como a tradição gaúcha não antecede as práticas, sendo o resultado e o efeito incessante das relações estabelecidas entre muitos atores: pessoas dos diferentes CTGs, instrutores profissionais de dança, instituições reguladoras das competições e diversas coisas como livros, manuais, roupas, instrumentos musicais.
Palavras-chave: tradicionalismo gaúcho; tradição; competições; espetacularização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).