Da romaria negra popular às comunidades quilombolas do norte do Tocantins
Resumo
Disponibilizo ao público amplo trecho de perícia em antropologia, voltada para o lido com impactos de Linha de Transmissão a ser instalada no norte do Tocantins. Subsidio, com isso, avaliação do leitor sobre a suspeição de falta de zelo acadêmico nos trabalhos “aplicados”, recorrente em antropologia. Ao mesmo tempo fica disponível a estudantes material “pericial”, “lado”, “diagnóstico” ou “manifestação técnica”, já que os cursos de antropologia carecem – e evitam – a dimensão aplicada da disciplina. Trata-se de um dos capítulos do diagnóstico: o da descrição e descoberta etnográfica quanto à conformação étnico-racial, desde a romaria negra popular até a fundação das comunidades quilombolas correlatas. Extrai-se, da descoberta, possibilidades de lido com impactos, a partir dos modos como anteriormente o grupo reagiu à sociedade envolvente, sedentarizando uma tradição de resistência.
Downloads
Referências
BARTH, Fredrik. Grupos Étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, P. (org.). Teorias da etnicidade. São Paulo: UNESP, 1995.
COELHO, Leonidia Batista. A Comunidade Pé do Morro. Superintendência de Proteção dos Direitos Humanos, Secretaria da Cidadania e Justiça. Palmas: Governo do Tocantins, 2010.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: _______. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.
RESENDE DE ASSIS, Luís Guilherme. Às margens da UHE Corumbá IV, Goiás, Brasil. Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGAS/ DAN/ ICS/ UnB. Brasília, 2007.
RESENDE DE ASSIS, Luís Guilherme. Entre riscos e desafios antropológicos no licenciamento ambiental de hidrelétricas. O caso da UHE Corumbá IV, Goiás. Teoria & Pesquisa, Revista de Ciências Sociais, v. XIX, n. 01, p. 35-63, jan./jun., 2010.
VELHO, Otávio Guilherme. Frentes de Expansão e Estrutura Agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).