Da romaria negra popular às comunidades quilombolas do norte do Tocantins

Autores

  • Luís Guilherme Resende de Assis Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/Anápolis Docente EBTT - Teoria Antropológica Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC Doutorando http://orcid.org/0000-0002-3600-3145

Resumo

Disponibilizo ao público amplo trecho de perícia em antropologia, voltada para o lido com impactos de Linha de Transmissão a ser instalada no norte do Tocantins. Subsidio, com isso, avaliação do leitor sobre a suspeição de falta de zelo acadêmico nos trabalhos “aplicados”, recorrente em antropologia. Ao mesmo tempo fica disponível a estudantes material “pericial”, “lado”, “diagnóstico” ou “manifestação técnica”, já que os cursos de antropologia carecem – e evitam – a dimensão aplicada da disciplina. Trata-se de um dos capítulos do diagnóstico: o da descrição e descoberta etnográfica quanto à conformação étnico-racial, desde a romaria negra popular até a fundação das comunidades quilombolas correlatas. Extrai-se, da descoberta, possibilidades de lido com impactos, a partir dos modos como anteriormente o grupo reagiu à sociedade envolvente, sedentarizando uma tradição de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTH, Fredrik. Grupos Étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, P. (org.). Teorias da etnicidade. São Paulo: UNESP, 1995.

COELHO, Leonidia Batista. A Comunidade Pé do Morro. Superintendência de Proteção dos Direitos Humanos, Secretaria da Cidadania e Justiça. Palmas: Governo do Tocantins, 2010.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: _______. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac&Naify, 2003.

RESENDE DE ASSIS, Luís Guilherme. Às margens da UHE Corumbá IV, Goiás, Brasil. Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGAS/ DAN/ ICS/ UnB. Brasília, 2007.

RESENDE DE ASSIS, Luís Guilherme. Entre riscos e desafios antropológicos no licenciamento ambiental de hidrelétricas. O caso da UHE Corumbá IV, Goiás. Teoria & Pesquisa, Revista de Ciências Sociais, v. XIX, n. 01, p. 35-63, jan./jun., 2010.

VELHO, Otávio Guilherme. Frentes de Expansão e Estrutura Agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009.

Downloads

Publicado

2018-04-04