ORGANIZAÇÃO FAMILIAR E DINÂMICAS URBANAS: reflexões sobre a “tradição” de uma Cambinda em Taperoá-PB.
Resumo
Este trabalho parte de uma etnografia com os praticantes das Cambindas na cidade de Taperoá, interior da Paraíba, e pretende apresentar as disputas e as práticas em torno da construção de uma tradição de conhecimento pertencente a determinados grupos sociais e étnicos. Assim, procurar-se-á perceber como estes arranjos são atribuídos ao manejo do cortejo da Cambinda e como este saber adentra nos mais diferenciados espaços revestidos pela organização familiar concatenados, por sua vez, com as dinâmicas urbanas e políticas ali existentes. O artigo deseja pontuar as relações sociais e os espaços de evocações do que se constitui a tradição de conhecimento deste saber local articulado por uma parentela negra da cidade, a família Levino.
Palavras-chave: Cambindas. Taperoá. Bairro do Alto. Relações Sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).