AFETAÇÕES EM CAMPO: o desafio da experiência etnográfica
Resumo
Este trabalho objetiva expor como, a partir do espetáculo teatral Agreste e seus efeitos, nos apropriamos de uma metodologia que pretende trazer como tema a desconstrução do gênero na perspectiva queer. Deste modo, nos inspiramos no método das afetações proposto e desenvolvido por Favret-Saada (2009), quando fez a sua etnografia sobre feitiçaria no Bocage (França), e que viveu a mesma situação do nativo, ou seja, experimentou o lugar do nativo, ao invés de imaginá-lo, sendo o único meio possível para obter informações dos pesquisados. Apoiamo-nos também na proposta desenvolvida por Turner (1985) na antropologia da experiência e performance. Além disso, o trabalho colocou em tensão a relação dicotômica entre sujeito/objeto na pesquisa. Ao fim, foi possível perceber como o espetáculo, o exercício da pesquisa e os discursos e experiência do público se encontraram para discutir a trama entretecida pela peça Agreste, demonstrando como a sexualidade diz mais sobre como a sociedade se organiza do que sobre as práticas sexuais em si.
Palavras-chaves: Teoria Queer. Etnografia. Gênero. Ser afetado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).