Tradições ressignificadas: modernidade e cultura popular em Brasília

Autores

  • Lara Amorim UFPB

Resumo

Este artigo discute como Brasília, cidade modernista e planejada, tem resolvido o “paradoxo utópico” que definiu seu projeto original. Brasília foi concebida como uma cidade moderna que pretendia curar o Brasil do subdesenvolvimento, mas manifestações culturais de várias tradições brasileiras emergiram em meio à expressão cultural local. Esta diversidade que define hoje Brasília testemunha a força da cultura regional dos migrantes que se mudaram para lá durante sua construção e após a sua inauguração.  Não é no espaço físico original do Plano Piloto que reencontramos a maioria das festas tradicionais características do Brasil que sobreviveu ao projeto desenvolvimentista e à promessa de modernidade. É no espaço periférico do DF que as manifestações tradicionais sobreviveram, como revela minha pesquisa sobre a Folia do Divino em Formosa (GO) e as entrevistas realizadas em 2011 com mestres e artistas populares brasilienses como Seu Teodoro do Boi, Chico Simões do Mamulengo Presepada e Tico do Maracatu do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

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Biografia do Autor

Lara Amorim, UFPB

Doutora em Antropologia pela UnB e Graduate Center (CUNY/NY), professora na UFPB/Litoral Norte e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGA/UFPB

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Publicado

2017-11-22