Sobre o GRUPESSC: de uma perspectiva crítica sobre saúde, gênero e geração

Autores

  • Ednalva Maciel Neves
  • Pedro Nascimento UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v1n6.41693

Resumo

Discutimos as possibilidades de criação de redes em antropologia da saúde a partir de um caso específico, o Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (Grupessc/UFPB). Consideramos que pensar o Grupessc permite explorar elementos que nos afinam em termos de: relação entre pesquisadores, orientandos, simpatizantes, temas, objetos, informantes, tensões da pesquisa, eventos, publicações, e inclusive nossa capacidade de formação de novos pesquisadores. Por outro lado, suscita uma reflexão sobre políticas de ciência, considerando os temas e projetos desenvolvidos, articulações com outros pesquisadores brasileiros e internacionais. Tomamos como ponto de partida entrevistas realizadas com os pesquisadores fundadores do grupo refletindo, desde esse momento fundador, as tensões e estratégias dos integrantes para enfrentamento do cotidiano na universidade e nas pesquisas. O texto traça, em um primeiro momento, a relação entre pesquisadores e temas de pesquisa, acionando o acesso aos recursos e agências fomentadoras; em seguida, abordamos o cotidiano do grupo e das relações entre seus integrantes como estratégias de exercício da interlocução e reflexão teórica, enquanto momento de trocas e provocações mútuas, quando afetividade se torna um sentimento de autoreconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Brasília: CNPq, 1988. (Biblioteca Tempo Universidade; n. 83).

CARRARA, Sergio. Entre cientistas e bruxos: ensaio sobre os dilemas e perspectivas da análise antropológica da doença. In: ALVES, P. C.; MINAYO, M. C. S. (Orgs.). Saúde e doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Edit. Fiocruz, 1994, p. 33-45.

FLECK, Ludwik. Genèse et développement d´un fait scientifique. Paris: Éds. Flammarion, 2005.

FRANCH, Mónica; PERRUSI, Artur; ARAÚJO, Fátima; SILVA, Luziana. (Orgs.) Novas abordagens para casais sorodiferentes. João Pessoa: Grupessc/Ed. Manufatura, 2011.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu. Campinas/SP, 1995, p. 7-41.

LATOUR, Bruno. Você acredita na realidade?. In: A esperança de Pandora. Edusc: Bauru/SP. 1999, p. 13-37.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000, p. 13-37.

MAKSUD, Ivia. Casais Sorodiscordantes: conjugalidade, práticas sexuais e HIV/AIDS. 2007. 259f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

NEVES, Ednalva M.; LONGHI, Marcia R.; FRANCH, Mónica. Antropologia da saúde: ensaios em políticas da vida e cidadania. João Pessoa: Mídia; Brasília: ABA Pub., 2018

SARTI, Cynthia. Corpo e doença no trânsito de saberes. RBCS, v. 25, n. 74, p.77-90,

outubro de 2010.

STRATHERN, Marilyn. Os limites da Autoantropologia. In:_______. O Efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014, p.133-157.

Downloads

Publicado

2018-09-05