A música religiosa da Romaria do Senhor Divino Espírito Santo como instrumento de construção da infância

Autores

  • Hágner Malon Silva Faculdades Integradas Aparício Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v1n8.43215

Resumo

O artigo que segue é resultado de pesquisas realizadas entre os meses de março e junho de 2012, sobre a Romaria do Senhor Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé. Todas as informações foram coletadas através da convivência com todos os contextos que permeiam os trabalhos dos festejos. Em primeiro lugar, faremos um breve relato sobre o contexto social e histórico da região do Rio Guaporé. A etapa seguinte contém uma descrição da dinâmica dos festejos. Por fim, vamos demonstrar a relevância da atividade musical na construção da vivência infantil. Tal questão deverá ser fundamentada pelos conceitos de territorialização e desterritorialização presentes nas obras de Deleuze e Guattari. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu editora/n-1 edições, 2018.

COHN, Clarice. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado. 187 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Departamento de antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

DIRETORIA da Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo. Livreto Elaborado com autorização da Diocese de Guajará-Mirim/RO. Costa Marques/RO: Edição Especial, 2011.

PEREIRA, Angela Nunes Machado. Brincando de ser criança: contribuições da etnologia brasileira à antropologia da infância. 341 f. Tese (Doutorado em Antropologia) –

Departamento de Antropologia, Universidade de Lisboa, Portugal, 2003.

SILVA, Hágner Malon da Costa. A Romaria do Senhor Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé: uma etnografa do signifcado musical. 153 f. Dissertação (Mestrado em

Música e Cultura) – Escola de Música, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

STEIN, Marília Raquel Albornoz. Kyringüé mboraí - os cantos das crianças e a cosmosônica Mbyá-Guarani. 308 f. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) – Instituto de Artes,

UFRGS, Porto Alegre, 2009.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Tradução: Marcela Coelho de Souza e Alexandre Morales. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-31