Gênero e cinema na rede
o "Feito por Elas" como ferramenta de reflexão
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v2n9.44057Resumo
Embora mulheres tenham trabalhado com cinema desde sua invenção, suas presenças são minimizadas na história e hoje ainda ocupam espaços reduzidos dentro dessa indústria. O Feito por Elas foi criado com o intuito dar visibilidade às profissionais e suas obras e fomentar o debate acerca da igualdade de gênero. Tomando o cinema como tecnologia de gênero, trata-se de um projeto que articula pesquisadoras das áreas de Antropologia, bem como aquelas das Letras e Comunicação, para, por meio da crítica de cinema, utilizando redes sociais e podcasts, abordar de maneira educativa as múltiplas sobreposições entre arte, em especial audiovisual, e os campos políticos abarcados por gênero, corpo, sexualidade e feminismo. A iniciativa, de caráter extramuros e interseccional, pretende alcançar um público não necessariamente acadêmico, permitindo que o debate se amplie. Este artigo visa compartilhar a história do projeto, seus métodos e resultados obtidos após mais de dois anos e meio.
Downloads
Referências
Referências
ABPOD; CBN. PodPesquisa 2018. Disponível em: <http://abpod.com.br/podpesquisa/>. Acesso em: 21 out. 2018.
ALLIANCE of Women Film Journalists. Disponível em <https://awfj.org/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
ANCINE. Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro 2017. Disponível em: <https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/anuario_2017.pdf>. Acesso em: 23 out. 2018.
________. Diversidade de Gênero e Raça nos Longas-metragens Brasileiros Lançados em Salas de Exibição 2016. Disponível em: <https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/informe_diversidade_2016.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.
ANTICAST. Disponível em <http://anticast.com.br/>. Acesso em: 19 jan. 2019.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. 7ª edição. Tradução: Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2009. 304p. (Coleção Ofício de Arte e Forma). ISBN 85-308-0349-3
BELTING, Hans. Antropologia da Imagem. Tradução: Artur Morão. Lisboa, Portugal: KKYM+EAUM, 2014. ISBN 9789899768451.
CHUTE 087: As Mulheres no Cinema. Entrevistadora: Débora Figueiredo Mendonça do Prado. Entrevistad: Autor. Chutando a Escada, 18 dez. 2018. Podcast. Disponível em: <https://chutandoaescada.com.br/2018/12/18/chute-087-mulheres-no-cinema/>. Acesso em 16 jan. 2019.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v.10, n.1, p.171-188, jan.-jun.2002. ISSN 1806-9584.
COUSINS, Mark. História do Cinema: dos clássicos mudos ao cinema moderno. Tradução: Cecília Camargo Bartolotti. São Paulo: Martins Fontes, São Paulo, 2003. 511p. ISBN 978-85-8063-068-8.
CREATIVE Artists Agency; SHIFT7. Female-led films outperform at box office for 2014-2017. 2018. Disponível em: <https://shift7.com/media-research>. Acesso em 12 jan. 2019.
DAFB Coletivos de Diretoras de Fotografia do Brasil. Manifesto do coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil. Disponível em: <https://www.dafb.com.br/quem-somos>. Acesso em 16 jan. de 2019.
DGA. 2011 DGA Honors Photo Gallery. Directors Guild of America, 2011. Disponível em: <https://www.dga.org/News/Guild-News/2011/November/2011-DGA-Honors-photo-gallery.aspx>. Acesso em 17 jan. de 2019.
ELVIRAS Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Disponível em: <https://www.facebook.com/coletivoelviras/>. Acesso em 16 jan. de 2019.
FEITO por Elas. Disponível em: <http://anticast.com.br/podcast/feitoporelas/>. Acesso em: 13 jan. 2019.
FEITO por Elas #13: Alice Guy. Apresentadoras: Angélica Hellish, Autor, Stephania Amaral e Michelle Henriques. Anticast, 21 dez 2016. Podcast. Disponível em: <http://anticast.com.br/2016/12/feitoporelas/feito-por-elas-13-alice-guy/>. Acesso em 18 jan. 2019.
FEITO por Elas #30: Ida Lupino. Apresentadoras: Autor, Stephania Amaral, Michelle Henriques, Camila Vieira e Samantha Brasil. Anticast, 16 ago 2017. Podcast. Disponível em: <http://anticast.com.br/2017/08/feitoporelas/feito-por-elas-30-ida-lupino/>. Acesso em 18 jan. 2019.
FEITO por Elas #64: Lois Weber. Apresentadoras: Autor, Stephania Amaral, Michelle Henriques e Samantha Brasil. Anticast, 5 dez 2018. Podcast. Disponível em: <http://anticast.com.br/2018/12/feitoporelas/feito-por-elas-64-lois-weber/>. Acesso em 18 jan. 2019.
HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.) Feminino e Plural: Mulheres no cinema brasileiro. 7ª edição. Campinas: Papirus, 2017. 240p. (Coleção Campo Imagético). ISBN 978-85-449-0265-3.
HUTCHINSON, Pamela. 'Ever heard of a woman cameraman?': why female cinematographers get overlooked. The Guardian, 25 jan. 2018. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2018/jan/25/woman-cameraman-snubbed-mudbound-rachel-morrison-nominated-oscar>. Acesso em: 16 jan. 2018.
KEMP, Philip (Ed.). Tudo Sobre Cinema. Tradução: Fabiano Morais, Lívia Almeida, Paulo Polzonoff e Pedro Jorgensen. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. 576p. ISBN 978-85-7542-668-5.
LAURETIS, Teresa de. Aesthetic and Feminist Theory: Rethinking women's cinema. New German Critique, Durham, n. 34, p. 154-175, 1985.
________. Technologies of Gender: Essays on theory, film and fiction. Indianapolis: Indiana University Press, 1987. 151p. ISBN: 0-253-35853-1.
LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, set. 2010. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
LAUZEN, Martha M. The Celluloid Ceiling: Behind-the-scenes employment of women on the top 100, 250, and 500 films of 2018. Center for the Study of Women in Television & Film. 2019. Disponível em: < https://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2019/01/2018_Celluloid_Ceiling_Report.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.
________. Thumbs Down: film critics and gender, and why it matters. Center for the Study of Women in Television & Film. 2018. Disponível em: <https://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2018/07/2018_Thumbs_Down_Report.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2019.
TÁVORA, Lina. No Brasil, aumentam as iniciativas. Revista Filme Cultura, Brasília, n. 63, p. 106-108, jan.-jun. 2018. ISSN 2177-3912. Disponível em: <http://revista.cultura.gov.br/item/filme-cultura-n-63/>. Acesso em 19 jan. 2019.
PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiânia, v.11, n.2, p. 263-274, jul-dez 2008. P.263-274. ISNN 1980-8194.
SCOTT, Joan Wallach. Experiencia. La Ventana, Guadalajara, n.13, p.42-73, jul 2001. ISSN 2448-7724.
SCHNEIDER, Steven Jay (Ed.). 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 960p. ISBN 978-85-99296-25-7.
THE HOLLYWOOD Reporter. #WonderWoman: Warner Bros. is gambling $150M with a filmmaker whose only prior big-screen credit was an $8M indie. 31 mai. 2017. Twitter: @THR. Disponível em: <https://twitter.com/THR/status/869950875606720513>. Acesso em 18 jan. 2019.
WELK, Brian. 9 Women Who Have Directed Movies with $100 Milion Budgets. The Wrap, Los Angeles, 7 mar. 2018. Disponível em: <https://www.thewrap.com/9-women-who-have-directed-movies-with-100-million-budgets-photos>. Acesso em 8 mar. 2018.
AUTOR. Etnografia do/no Cinema: Algumas questões metodológicas e epistemológicas. XII RAM 2017, Posadas, de. 2017. Disponível em: <http://ram2017.com.ar/control/docs/Artigo%20final%20(link alterado para omitir autoria).doc>. Acesso em 17 jan. 2019.
________. Personagens femininas e seus figurinos em filmes de ação. Cinema em Cena, Belo Horizonte, 10 set. de 2015. Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1912/personagens-femininas-e-seus-figurinos-em-filmes-de-a%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 11 jan. 2019.
________. Sense8- Uma análise. Revista LumeScope, 10 jan. 2018. Disponível em: < https://lumescope.com/2018/01/10/sense-8-uma-analise/>. Acesso em 20 jan. 2019.
WOMEN and Hollywood. Disponível em: <https://womenandhollywood.com/>. Acesso em 16 jan. 2019.
Filmes mencionados:
A CHEGADA de um Trem à Estação de La Ciotat [L'arrivée d'un train à La Ciotat]. Direção: Auguste Lumière, Louis Lumière. Produção: Auguste Lumière, Louis Lumière. 1895, (1 min.), mudo, PB.
A FADA do Repolho [La fée aux choux]. Direção: Alice Guy. Produção: León Gaumont. Gaumont, 1896, (1 min.), mudo, PB.
A VIAGEM [Cloud Atlas]. Direção: Tom Tyker; Lana Wachowski; Lilly Wachowski. Produção: John Chong; Caroline Kwauk; Philip Lee; Wilson Qiu; Uwe Schott; Pearry Reginald Teo; Ricky Tse. Intérpretes: Tom Hanks; Halle Barry; Jim Broadbent; Hugo Weaving; Jim Sturgess; Doona Bae; Ben Whishaw; Keith David; James D’Arcy; Xun Zhou; Susan Sarandon; Hugh Grant. Cloud Atlas Productions, 2012, (172 min.), son., color.
AMOR Maldito. Direção: Adélia Sampaio. Produção: João Elias; Adélia Sampaio. Intérpretes: Monique Lafond; Wilma Dias. A.F. Sampaio Produções Artísticas, 1984, (76 min.), son., color.
CAFÉ com Canela. Direção: Glenda Nicácio; Ary Rosa. Produção: Ary Rosa, Glenda Nicácio; Ohana Sousa. Intérpretes: Valdinéia Soriano; Aline Brunne; Babu Santana; Aldri Anunciação; Arlete Dias. Rosza Filmes Produções, 2017, (104 min.), son., color.
E A MULHER Criou Hollywood [Et la femme créa Hollywood]. Direção: Clara Kuperberg; Julia Kuperberg. Produção: Clara Kuperberg; Julia Kuperberg. Wichita Films, 2016, (52 min.), son, color.
ENCONTROS e Desencontros [Lost in Translation]. Direção: Sofia Coppola. Produção: Francis Ford Coppola; Fred Roos. Intérpretes: Scarlett Johansson; Bill Murray. Focus Features, 2003, (102 min.), son., color.
GUERRA ao Terror [The Hurtlocker]. Direção: Kathryn Bigelow. Produção: Tony Mark. Intérpretes: Jeremy Renner; Anthony Mackie; Brian Geraghty; Brian Geraghty; Brian Geraghty; David Morse; Evangeline Lilly. Voltage Pictures, 2008, (131 min.), son., color.
HALF the Picture. Direção: Amy Adrion. Produção: Amy Adrion; David Harris. Entrevistadas: Ava DuVernay; Jill Soloway; Jill Soloway; Jill Soloway; Jill Soloway; Jill Soloway, Brenda Chapman; Mary Harron; Karyn Kusama; Kasi Lemmons; Kimberly Peirce; Penelope Spheeris, Sam Taylor-Johnson. Leocadia Films, 2018, (94 min.), son., color.
K-19: The Widowmaker. Direção: Kathryn Bigelow. Produção: Moritz Borman; Guy East; Harrison Ford; Nigel Sinclair. Intérpretes: Harrison Ford; Liam Neeson; Peter Sarsgaard. First Light Production, 2002, (138 min.), son., color.
LADY Bird: A Hora de Voar [Lady Bird]. Direção: Greta Gerwig. Produção: Lila Yacoub. Intérpretes: Saoirse Ronan; Laurie Metcalf; Tracy Letts; Lucas Hedges; Timothée Chalamet; Beanie Feldstein. Scott Rudin Productions, 2017, (94 min.), son., color.
MONSTER: Desejo Assassino [Monster]. Direção: Patty Jenkins. Produção: Andreas Grosch; Stewart Hall; Sammy Lee; Meagan Riley-Grant; Andreas Schmid. Intérpretes: Charlize Theron; Christina Ricci. Media 8 Entertainment, 2003, (109 min.), son., color.
MUDBOUND: Lágrimas Sobre o Mississipi [Mudbound]. Direção: Dee Rees. Produção: David Gendron; Poppy Hanks; Ali Jazayeri; Dee Rees; Jennifer Roth; Teddy Schwarzman; Daniel Steinman; Robert Teitel; Kyle Tekiela; George Tillman Jr.; Virgil Williams. Intérpretes: Carey Mulligan; Garrett Hedlund; Jason Mitchell; Jason Clarke; Mary J. Blige; Jonathan Banks; Dylan Arnold. Armory Films, 2017, (134 min.), son., color.
MULHER-Maravilha [Wonder Woman]. Direção: Patty Jenkins. Produção: Jon Berg; Jon Berg; Geoff Johns; Stephen Jones; Steven Mnuchin; Rebecca Steel Roven Oakley. Intérpretes: Gal Gadot; Chris Pine; Connie Nielsen; Robin Wright; Danny Huston; David Thewlis; Saïd Taghmaoui; Ewen Bremmer; Eugene Brave Rock. Warner Bros., 2017, (141 min.), son., color.
O CASO do Homem Errado. Direção: Camila de Moraes. Produção: Camila de Moraes; Mariani Ferreira. Praça de Filmes, 2017, (77 min.), son., color.
O DESTINO de Júpiter [Jupiter Ascending]. Direção: Lana Wachowski; Lilly Wachowski. Produção: Bruce Berman; Roberto Malerba. Intérpretes: Mila Kunis; Channing Tatum; Sean Bean; Eddie Redmayne. Warner Bros., 2015, (127 min.), son., color.
O ÉBRIO. Direção: Gilda de Abreu. Produção: Gilda de Abreu; Adhemar Gonzaga. Intérpretes: Vicente Celestino; Alice Archambeau; Rodolfo Arena; Victor Drummond; Manoel Vieira; Walter D’Ávila; Júlia Dias. Cinédia, 1946, (107 min.), son., PB.
O MISTÉRIO do Dominó Preto. Direção: Cléo de Verberena. Produção: César Melani. Inteérpretes: Cléo de Verberena; Nélson de Oliveira; Emílio Dumas; Lucy Déa; Rodolfo Mayer; César Melani; Lina Vera. Épica Filmes, 1931, mudo, PB.
O MUNDO Odeia-me [The Hitch-Hiker]. Direção: Ida Lupino. Produção: Collier Young. Intérpretes: Edmond O'Brien; Frank Lovejoy; William Talman. RKO Radio Pictures; The Filmakers, 1953, (71 min.), mono, PB.
O PIANO [The Piano]. Direção: Jane Campion. Produção: Alain Depardieu. Intérpretes: Holly Hunter; Harvey Keitel; Sam Neill; Anna Paquin. CiBy 2000, 1993, (121 min.), son., color.
PASQUALINO Sete Belezas. Direção: Lina Wertmüller. Produção: Arrigo Colombo; Lina Wertmüller. Intérpretes: Giancarlo Giannini; Fernando Rey; Shirley Stoler; Elena Fiore; Piero Di Iorio; Enzo Vitale. Medusa Distribuzione, 1975, (116 min.), son., color.
UMA DOBRA no Tempo [A Wrinkle in Time]. Direção: Ava DuVernay. Produção: Adam Borba; Douglas C. Merrifield. Intérpretes: Storm Reid; Oprah Winfrey; Reese Whiterspoon; Mindy Kalin; Levi Miller/ Deric McCabe; Chris Pine; Gugu Mbatha-Raw. Legend3D, 2018, (109 min.), son., color.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).