“Eu tô pra tomar os remédios dela pra ficar mais calma”
Interfaces acerca de maternidade, cansaço e medicamentos entre mães de crianças nascidas com a SCZV em Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v3n11.50954Resumo
As mães de crianças nascidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus são as principais agentes na lida e no cuidado diário dos filhos. Por meio de pesquisa etnográfica, percebemos como o acompanhamento de psicólogas e psiquiatras destinado a essas mães tem se intensificado, assim como a frequência de narrativas sobre o consumo de antidepressivos e remédios destinados a “acalmar os nervos”. Aqui, pretendemos refletir sobre os medicamentos antidepressivos e ansiolíticos consumidos por essas cuidadoras, relacionando-os à categoria de cansaço, central em suas narrativas.
PALAVRAS-CHAVE:
Maternidade. Medicamentos. Cansaço. SCZV.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-02-07
Edição
Seção
Dossiê Os "cuidados" e suas dimensões práticas e afetivas
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).