Imagens de mulheres em contexto de cuidado em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v3n11.57127Resumo
As imagens selecionadas são registros de um trabalho de campo realizado entre 2018 e 2019 em uma clínica de reabilitação psiquiátrica do município do Rio de Janeiro, onde atuei na condição de pesquisadora e colaboradora voluntária. A clínica tem uma particularidade: um lugar onde não se admite internações e quem a frequenta pode entrar e sair a qualquer momento. Pessoas em sofrimento psíquico procuram a instituição para a prática de terapia ocupacional em ateliês de arte, contando com práticas de expressão corporal, como teatro, dança, entre outras atividades. As práticas terapêuticas são fundamentadas no método “emoção de lidar”, desenvolvido pela psiquiatra brasileira Nise da Silveira, reconhecida por humanizar o tratamento dado a pacientes psiquiátricos a partir da vinculação da prática psiquiátrica à arte e ao afeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).