O “HOSPITAL COVID-19”
UM OLHAR ETNOGRÁFICO DAS ROTINAS MÉDICAS DO HIV EM UM SERVIÇO HOSPITALAR PÚBLICO DA CIDADE DE BUENOS AIRES DURANTE A EMERGÊNCIA DA COVID-19 EM 2020
Resumo
Neste artigo, mostro como as rotinas médicas do HIV-AIDS são reorganizadas em um serviço hospitalar público da cidade de Buenos Aires a partir das políticas de saúde de contenção da Covid-19 que interromperam a oferta de assistência e intervenções médicas em 2020. Para isso, apresento depoimentos de trabalhadores da saúde para mostrar a reorganização hospitalar e as rotinas médico-institucionais do HIV-AIDS. Também recupero as discussões entre os membros do serviço sobre a situação de dois pacientes com HIV internados no hospital, destacando as tensões e estratégias realizadas para estabelecer diagnósticos e indicar tratamentos dentro do contexto de uma organização hospitalar atravessada por medidas de saúde que procuravam impedir a disseminação da Covid-19 dentro da instituição. Como estratégia metodológica, dou privilégio à uma abordagem etnográfica com participação em encontros virtuais realizados por trabalhadores de saúde deste serviço durante o ano de 2020.
PALAVRAS-CHAVE:
Rotinas médicas. Etnografía. Covid-19. VIH-Aids.
Foto: https://www.aidsmap.com/news/dec-2020/people-hiv-higher-risk-hospitalisation-and-death-covid-19-new-york-study-finds
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).