“É UMA DOR SEM LIMITES”
O ADOECIMENTO, A MORTE E O LUTO NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2022.n14.64989Resumo
Os anos entre 2020 e 2022 levaram a população mundial à inquietude diante da crise sanitária decorrente da disseminação do novo coronavírus. Além de sintomas físicos, que podem acarretar a morte, essa doença também pode provocar danos à saúde mental. Entre as pessoas mais afetadas estão as idosas. O risco de letalidade soma-se à depressão e à ansiedade, que já podem estar relacionadas ao processo do envelhecimento e são agravadas nesse momento. Este estudo quanti-qualitativo analisou os impactos sociais da pandemia em suas múltiplas dimensões e complexidade, com ênfase no sofrimento social, particularmente nas respostas locais para lidar com a doença, o contágio, a morte, suas representações e práticas funerárias. Para tanto, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, foram aplicadas a Escala de Depressão Geriátrica Reduzida e o Inventário de Ansiedade Geriátrica para avaliar sintomas depressivos e de ansiedade entre sessenta idosos. Na segunda etapa, foi feita uma etnografia por meio de entrevistas semiestruturadas com aqueles que apresentaram um score que indicou depressão e/ou ansiedade. Os interlocutores deste estudo mostraram como têm sido vivenciados o adoecimento, a morte e o luto, quando a solidão e o silenciamento da dor são a tônica do enfrentamento à pandemia.
PALAVRAS-CHAVE:
Saúde mental. Morte. Luto. Pandemia de Covid-19.
Fotos: Eunice Barbosa dos Santos & Maria Helena Gomes do Nascimento
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).