DISPUTAS TERRITORIAIS NO EJIDO CUXTITALI EL PINAR EM SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS, CHIAPAS, EM UM CONTEXTO DE IRRUPÇÃO DE GRUPOS CIVIS ARMADOS (2020-2023)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n15.65927Resumo
O artigo analisa a emergência e a operação de um grupo armado que irrompeu no ejido Cuxtitali El Pinar, de população indígena tsotsil, no município de San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, Mexico. Desde 2020 o grupo armado tem realizado invasões de terras e de nascentes com o propósito de vendê-las, sem autorização da assembleia do ejido. Utilizamos o conceito de “governança criminosa” (ARIAS, 2017), que se refere ao domínio territorial de um grupo que subjuga a população local através de armas. Essa situação tem infringido as regras de convivência do ejido, o tecido social e as redes de solidariedade. O atual campo de batalha situa-se entre as normas do sistema de segurança comunitária e a tentativa do grupo armado de instalar a sua governança criminosa sobre o território do ejido.
PALAVRAS-CHAVE: Cuxtitali El Pinar. Frente Popular Sentimentos da Nação (FPSN). Governança do crime. Grupos civis armados.
Imagem: Ejido Cuxtitali El Pinar em setembro de 2023. Autor: Miguel Ángel Romero Cruz.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).