DISPUTAS TERRITORIAIS NO EJIDO CUXTITALI EL PINAR EM SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS, CHIAPAS, EM UM CONTEXTO DE IRRUPÇÃO DE GRUPOS CIVIS ARMADOS (2020-2023)

Autores

  • Araceli Burguete Cal y Mayor
  • Miguel Ángel Romero Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n15.65927

Resumo

O artigo analisa a emergência e a operação de um grupo armado que irrompeu no ejido Cuxtitali El Pinar, de população indígena tsotsil, no município de San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, Mexico. Desde 2020 o grupo armado tem realizado invasões de terras e de nascentes com o propósito de vendê-las, sem autorização da assembleia do ejido. Utilizamos o conceito de “governança criminosa” (ARIAS, 2017), que se refere ao domínio territorial de um grupo que subjuga a população local através de armas. Essa situação tem infringido as regras de convivência do ejido, o tecido social e as redes de solidariedade. O atual campo de batalha situa-se entre as normas do sistema de segurança comunitária e a tentativa do grupo armado de instalar a sua governança criminosa sobre o território do ejido.

PALAVRAS-CHAVE: Cuxtitali El Pinar. Frente Popular Sentimentos da Nação (FPSN). Governança do crime. Grupos civis armados.

Imagem: Ejido Cuxtitali El Pinar em setembro de 2023. Autor: Miguel Ángel Romero Cruz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Araceli Burguete Cal y Mayor

Professora-Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social, Unidade Sudeste (CIESAS-México)

Miguel Ángel Romero Cruz

Assistente de investigação do Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social, Unidade Sureste (CIESAS-México)

Ejido Cuxtitali El Pinar em setembro de 2023. Autor: Miguel Ángel Romero Cruz.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Edição

Seção

Dossiê Diálogos Antropológicos Brasil-México: CIESAS - PPGA/UFPB