O HABITUS ANTROPOLÓGICO:
ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DOS MEMORIAIS PARA PROFESSOR TITULAR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2024.n17.67137Resumo
A reflexão sobre a trajetória de antropólogos e antropólogas é constitutiva do próprio campo, porém, ainda examinamos pouco os rituais da vida acadêmica, bem como os materiais por eles produzidos. Visando a contribuir para esse debate, analiso neste trabalho a ideia de um habitus antropológico, partindo dos memoriais para professor titular defendidos em uma universidade pública federal na região Sul do Brasil. Em um primeiro momento, apresento a organização da carreira de professor federal do magistério superior no Brasil, e, posteriormente, examino os memoriais, buscando, a partir deles, captar pistas sobre a existência de um habitus antropológico.
PALAVRAS-CHAVE: Professores de antropologia. Professor titular. Antropologia brasileira. Universidade.
IMAGEM:
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).