ANTROPOLOGIA COLABORATIVA E REPOSITÓRIOS DIGITAIS DE PESQUISAS URBANAS:
A EXPERIÊNCIA DO BANCO DE IMAGENS E EFEITOS VISUAIS (UFRGS)
Resumo
O artigo contempla os temas da ciência aberta, das políticas de memória e do patrimônio cultural nas cidades brasileiras como parte dos processos de acessibilidade às comunidades urbanas do país através da comunicação pública dos dados das pesquisas sobre seus patrimônios culturais e históricos. Tais estudos vêm sendo desenvolvidos no interior do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, projeto de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de aprofundar os dilemas enfrentados pela comunidade científica tanto no que se refere à construção de repositórios digitais de pesquisa etnográfica na área de Antropologia Urbana quanto a sua divulgação, que deve visar não apenas a rede
nacional de museus e centros de documentação do país, mas também um público mais amplo, via redes digitais e eletrônicas. Objetiva-se ampliar a pesquisa etnográfica em hipermídia e contribuir para os estudos de patrimonialização da produção antropológica audiovisual, considerando-a como portadora de um valor cultural específico. Esse processo complexo, importante e fundamental já vem sendo realizado no âmbito dos ateliês de produção e criação do BIEV, sob a supervisão das coordenadoras do grupo de pesquisa, com a participação de bolsistas e com o acompanhamento de pesquisadores associados(as) com formação em web design. Os acervos sob a guarda de laboratórios e núcleos de pesquisa em Antropologia Visual, como o caso do BIEV, concentram produções culturais que resultam das relações de colaboração dos pesquisadores com seus parceiros de pesquisa, devendo, portanto, a eles retornar.
PALAVRAS-CHAVE: Repositórios digitais. Restituição. Etnografia. Imagem. Cidade
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).