Provocações para (re)repensar o ensino de acessibilidade comunicativa nos cursos de Jornalismo

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade comunicativa, Ensino de Jornalismo, Pessoas com deficiência

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre a urgência de se pensar o ensino da acessibilidade comunicativa para pessoas com deficiência nos cursos de Jornalismo como pressuposto ético, cidadão e ontológico. Repercute, assim, a deficiência dos currículos e projetos pedagógicos que excluem e corroboram para com a pobreza informacional desse coletivo, em consonância com o projeto capacitista de sociedade que descarta e segrega o corpo deficiente. São sinalizados elementos reflexivos para a incorporação de práticas e recursos de acessibilidade comunicativa na práxis jornalística desde o ensino.

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Biografia do Autor

Felipe Collar Berni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com bolsa de estudo financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, é professor substituto no curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra o Grupo de Pesquisa Processocom (Unisinos/CNPq), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (Gemidi/UEPG/CNPq) e a Rede Amlat. Pesquisa cidadania comunicativa junto de pessoas com deficiência.

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Publicado

2024-12-31

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