Tendências temáticas das áreas curriculares no curso de arquivologia da UFPB

análise nos Trabalhos de Conclusão de Curso (2011 – 2019)

Autores

  • Thaise Souza de Albuquerque Alves ufpb
  • Ana Cláudia Cruz Córdula Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Carla Maria de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.55111

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Áreas Curriculares, Trabalho de Conclusão de Curso, Arquivologia UFPB

Resumo

Objetiva identificar as tendências temáticas das áreas curriculares dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2011 a 2019. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva. A coleta dos dados se deu por meio de investigações realizadas no site da instituição, mais especificamente, no repositório online. Identifica as áreas curriculares abordadas nas pesquisas por meio de uma leitura meticulosa dos títulos, das palavras-chave e, principalmente, dos resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dando o aporte necessário para o conhecimento dos temas à luz do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Arquivologia. Identifica um universo de 245 trabalhos defendidos até o ano de 2019. Constata que a área curricular de Gestão de Documentos é uma tendência no curso, visto que abarca temas necessários para execução de práticas arquivísticas em organizações, e, se apresenta como tema a ser pesquisado por acadêmicos que se interessam por ela. A área com menor índice de pesquisa no curso é a de Organização e Tratamento da Informação Arquivística, algo que chama a atenção ao levar em consideração que é uma das áreas temáticas essenciais para o impacto da prática arquivística por parte dos profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Cruz Córdula, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Doutora em Ciência da Informação pela UFPB.

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB. Professor Substituto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Carla Maria de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Professora Substituta vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da UFPB

Referências

CRIVELLO, Renato; BIZELLO, Maria Leandra. A história da Arquivologia no Brasil (1838-2012). Fuentes, La Paz, agosto/2012, v.6, n.21. Disponível em: http://www.revistasbolivianas.org.bo/pdf/fdc/v6n21/v6_n21_a05.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Ed. São Paulo, Atlas, 1999.

JARDIM, José Maria. A pesquisa em Arquivologia: um cenário em construção. In: VALENTIM, Maria Lígia Pomim. Estudos avançados em Arquivologia (Org.). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 135-154.

LOPES, André Porto Ancona. A formação de arquivistas no Brasil: notas para um debate. In: VALENTIM, Maria Lígia Pomim.. Estudos avançados em Arquivologia (Org.). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 181-196.

MARQUES, Angélica Alves da Cunha; et al. A pesquisa em Arquivos e Arquivologia no Brasil: análise dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. In: VENÂNCIO, Renato Pinto; SILVA, Welder Antônio; NASCIMENTO, Adalson. (Org.). Ensino e pesquisa em arquivologia: cenários prospectivos. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2018. p. 489-506.

MARQUES, Angélica Alves da Cunha. Cursos de Arquivologia no Brasil: adaptações curriculares. In: VENÂNCIO, Renato; NASCIMENTO, Adalson. Universidades & Arquivos: gestão, ensino e pesquisa. (Orgs.). Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2012, p. 163-188.

PRET, Raquel Luise; CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Classificação, descrição e indexação em arquivos: diferenças e aproximações possíveis. In: BARROS, Thiago Henrique Bragato; SANTOS JÚNIOR, Robero Lopes dos; CÂNDIDO, Gilberto Gomes (Org.). A pesquisa e o ensino na Arquivologia: perspectivas na era digital. Belém: UFPA, 2019. p. 30 – 40.

SORDI, José Osvaldo. Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação. São Paulo: Saraiva, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Departamento de Ciência da Informação. Projeto político pedagógico do curso de graduação em Arquivologia. João Pessoa, 2008. 72 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução 41/2008. Cria o Curso de Arquivologia, modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, UFPB. Disponível em: http://www.ccsa.ufpb.br/arqv/contents/menu/legislacao Acesso: 08 de jul. de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução 42/2008. Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia, na modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, UFPB. Disponível em: http://www.ccsa.ufpb.br/arqv/contents/menu/legislacao Acesso: 08 de jul. de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Coordenação do Curso de Arquivologia. Resolução 02/2012. Regulamenta a realização do Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do Curso de Graduação em Arquivologia do CCSA/UFPB. Disponível em:

Disponível em: http://www.ccsa.ufpb.br/arqv/contents/menu/legislacao Acesso: 08 de jul. de 2020.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

SOUZA DE ALBUQUERQUE ALVES, T.; CÓRDULA, A. C. C.; FEITOZA, R. A. de B.; ALMEIDA, C. M. de. Tendências temáticas das áreas curriculares no curso de arquivologia da UFPB: análise nos Trabalhos de Conclusão de Curso (2011 – 2019). Archeion Online, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 121–144, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.55111. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/55111. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)