Arquivologia e sustentabilidade nas escolas
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68137Palabras clave:
Arquivologia, Sustentabilidade, Escolas, Educação Ambiental, Meio AmbienteResumen
O arquivista é um profissional multidisciplinar. Seu trabalho perpassa pelo planejamento de políticas e programas de gestão de documentos, organização, acompanhamento, assessoramento, direção de instituições arquivísticas e serviços de arquivo. Conhecer o atual cenário da arquivologia e sustentabilidade nas escolas em pesquisas brasileiras e internacionais se traduz em um processo importante. Dessa forma, objetivou-se realizar uma síntese da literatura nacional e internacional sobre as temáticas: arquivologia e sustentabilidade nas escolas. É uma revisão da literatura entre janeiro de 2018 e maio de 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas no Brasil em periódicos CAPES e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores: Gestão documental, Sustentabilidade e Escolas. Foram excluídos da amostra artigos de revisão, dissertações, teses, boletins e relatórios. Na coleta foi utilizado o Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Após seleção da amostra, foi realizada a Análise de Conteúdo de Bardin com os termos chave triados no IRAMUTEQ. Analisaram-se publicações no Google Acadêmico (n = 15.700 | 99,9172%) e Periódicos CAPES (n = 13 | 0,0827%), totalizando 15.713 artigos encontrados. Emergiram duas classes/clusters: Classe I – prevaleceram as formas textuais “questão” e “social” e Classe II – “escola”, “estudo” e “gestão”, ambos com p- valor < 0,05. Os estudos focaram em diferentes variáveis sobre arquivologia e sustentabilidade nas escolas. Observou-se escassez de estudos, o que evidencia a necessidade de pesquisas sobre a problemática. Por fim, o presente estudo demonstrou conceitos, lacunas e um cenário atual que carece reflexões.
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