Arquivologia e sustentabilidade nas escolas

uma revisão da literatura

Autores

  • Viviane Barreto Motta Nogueira Universidade Estadual da Paraíba
  • Josivan Félix do Nascimento
  • Jacqueline Echeverría Barrancos Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68137

Palavras-chave:

Arquivologia, Sustentabilidade, Escolas, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

O arquivista é um profissional multidisciplinar. Seu trabalho perpassa pelo planejamento de políticas e programas de gestão de documentos, organização, acompanhamento, assessoramento, direção de instituições arquivísticas e serviços de arquivo. Conhecer o atual cenário da arquivologia e sustentabilidade nas escolas em pesquisas brasileiras e internacionais se traduz em um processo importante. Dessa forma, objetivou-se realizar uma síntese da literatura nacional e internacional sobre as temáticas: arquivologia e sustentabilidade nas escolas. É uma revisão da literatura entre janeiro de 2018 e maio de 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas no Brasil em periódicos CAPES e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores: Gestão documental, Sustentabilidade e Escolas. Foram excluídos da amostra artigos de revisão, dissertações, teses, boletins e relatórios. Na coleta foi utilizado o Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Após seleção da amostra, foi realizada a Análise de Conteúdo de Bardin com os termos chave triados no IRAMUTEQ. Analisaram-se publicações no Google Acadêmico (n = 15.700 | 99,9172%) e Periódicos CAPES (n = 13 | 0,0827%), totalizando 15.713 artigos encontrados. Emergiram duas classes/clusters: Classe I – prevaleceram as formas textuais “questão” e “social” e Classe II – “escola”, “estudo” e “gestão”, ambos com p- valor < 0,05. Os estudos focaram em diferentes variáveis sobre arquivologia e sustentabilidade nas escolas. Observou-se escassez de estudos, o que evidencia a necessidade de pesquisas sobre a problemática. Por fim, o presente estudo demonstrou conceitos, lacunas e um cenário atual que carece reflexões.

 

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Biografia do Autor

Viviane Barreto Motta Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais - Universidade Federal de Campina Grande (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual da Paraíba (2001). Bacharel em Administração - Universidade Federal da Paraíba (1993). Professora DE da Universidade Estadual da Paraíba (1998/Atual) dos Cursos: Administração (Campus I) e Arquivologia (Campus V), da Graduação e Pós-Graduação (presencial, EAD e remoto). Experiência administrativa como Chefe do Departamento de Administração e Economia (2007/2009- 2018/atual), Coordenadora Adjunta do Curso de Administração (2016/2018), Coordenadora do Curso de Administração (2003/2007), Coordenadora dos Cursos de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Recursos Humanos (2002) e Gestão Estratégica da Micro e Pequena Empresa (2003/2004). Avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de pesquisa Educacionais - INEP (2018/atual). Pesquisadora do CNPQ, Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão Organizacional Pública e Privada. Autora do livro Logística Reversa de Embalagens de Produtos Agrotóxicos (2017) e organizadora dos livros impressos e E-books: Pesquisa em Administração (2017) e Organização, Trabalho e Sustentabilidade (2017). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (PIBIC/PROBEX) e Monografias de Pós-Graduação, com ênfase em Logística Empresarial, Logística Reversa, Administração de Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Processos, Gestão Documental e Gestão Pública. e-mail: vivianemotta@servidor.uepb.edu.br

Josivan Félix do Nascimento

Estudante do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus V). João Pessoa - PB. e-mail: josivan.nascimento@aluno.uepb.edu.br  

Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-Doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2021/2023), com a Pesquisa: Desenvolvimento de um Instrumento para Avaliação da Inteligência Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Doutora em Administração, na Linha de Pesquisa "Estratégias Empresariais", (2003). Mestre em Administração (1990) e Bacharel em Administração (1985), obtidos os três graus na UFPB. Atualmente é Professora Associada Nível "D" da Universidade Estadual da Paraíba Campus V. Ex Vice Diretora do Campus V (Indicada para a gestão de Fev a Abr/2023). Ex Diretora do Campus V - eleita para a gestão de 2016 à 2020 (UEPB). Ex-coordenadora do Curso de Bacharelado em Arquivologia da (UEPB), Ex Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância da (UEPB) e Ex Coordenadora do Curso de MBA em Gestão de Pessoas (UEPB). Tem experiência em atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Na graduação atua como professora nos Cursos de Bacharelado em Arquivologia , atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Empreendedorismo (com ênfase em atividades de educação empreendedora. ii) Arquivologia (com ênfase em marketing, qualidade e recursos humanos). iii) Gestão Pública (com ênfase em Logística e estratégias organizacionais). e iv) Ciência da Informação (com ênfase em Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento). e-mail: jacquebarrancos@servidor.uepb.edu.br

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia e coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia. e-mail: elietesantos@gsuite.uepb.edu.br

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Publicado

30-09-2023

Como Citar

BARRETO MOTTA NOGUEIRA, V.; FÉLIX DO NASCIMENTO, J. .; ECHEVERRÍA BARRANCOS, J.; CORREIA DOS SANTOS, E. Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão da literatura. Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 85–103, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68137. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/68137. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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