Guías éticas
A Declaração de Ética de Publicação e Malversação de Publicação da Archeion Online é baseada, em grande parte, nas diretrizes e padrões desenvolvidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) - Comitê de Ética em Publicações, organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas. Deste modo, todo o processo editorial e pós-publicação seguem as recomendações do COPE [Disponíveis em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines].
As diretrizes têm o objetivo de indicar padrões éticos para autores, revisores e editores no processo de publicação dos artigos na Revista Archeion Online.
Em casos que envolvam suspeitas de má conduta relacionada à submissão, haverá uma verificação por parte dos editores com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético e para que todas as dúvidas sejam esclarecidas ou informadas aos leitores.
No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do autor e/ou autores.
Se comprovada a má conduta por parte de um membro da equipe editorial ou parecerista ad doc, este será afastado de suas atribuições na revista.
Responsabilidades dos Autores
Ao enviar um manuscrito para Archeion Online, o(s) autor(es) garante(m) que o manuscrito é seu próprio trabalho original e que não foi publicado anteriormente nem está sendo considerado para publicação em outro lugar.
Eles também garantem que as fontes de quaisquer ideias e/ou palavras no manuscrito que não sejam suas foram devidamente atribuídas por meio de citações e/ou citações apropriadas.
Um autor normalmente não deve publicar manuscritos descrevendo essencialmente a mesma pesquisa em vários periódicos ou publicação locais. Essa publicação redundante é geralmente considerada um comportamento de publicação antiético e, se descoberta, pode resultar na rejeição de um manuscrito em consideração ou na retratação de um artigo publicado.
O reconhecimento adequado do trabalho de outros(as) pesquisadores(as) devem ser sempre observados. Todas as publicações que tenham sido influentes na determinação dos resultados do trabalho devem ser relatadas.
A fabricação de resultados e a realização de declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem comportamento antiético e podem ser motivo de rejeição ou retratação de um manuscrito ou artigo publicado.
Todas as fontes de apoio financeiro para a pesquisa devem ser divulgadas no manuscrito.
Os nomes dos autores devem ser listados no artigo na ordem de sua contribuição, e todos os autores assumem a responsabilidade por suas próprias contribuições.
Somente os indivíduos que fizeram uma contribuição substancial devem ser listados como autores; aqueles cujas contribuições são indiretas ou marginais (por exemplo, colegas ou supervisores que revisaram rascunhos do trabalho ou forneceram assistência na revisão e chefes de institutos/centros/laboratórios de pesquisa) devem ser nomeados na seção “Agradecimentos” no final do artigo, imediatamente anterior à Lista de Referências.
Quando o(a) autor(a) identificar um erro ou imprecisão significativa em seu próprio trabalho publicado, é de sua obrigação notificar a Equipe Editorial da revista Archeion online e colaborar para correção ou retratação do trabalho.
Responsabilidades dos Pareceristas/Avaliadores/Revisores
O processo de avaliação se baseia no mérito do trabalho, de acordo com as diretrizes informadas na página “Sobre a revista” [https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/about] e inclui a verificação de plágio de todas as submissões.
Os Pareceristas/Avaliadores/Revisores da Archeion Online realizam trabalho para a revista de forma voluntária. Eles são livres para recusar convites para revisar os conteúdos submetidos específicos a seu critério, sobretudo que possam ter um potencial conflito de interesse em realizar a revisão.
Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais e não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas, exceto conforme autorizado pelo Editor do periódico Archeion Online.
Devem expressar suas opiniões de forma clara, explicando e justificando todas as recomendações feitas.
Devem chamar a atenção do editor responsável para quaisquer semelhanças importantes entre um manuscrito em consideração e outros artigos ou trabalhos publicados de que tenham conhecimento, bem como quaisquer preocupações que possam ter em relação à aceitabilidade ética da pesquisa relatada no manuscrito.
A avaliação não deve ser influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais ou aqueles não pautados nas diretrizes da Archeion Online. Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados ou que contenham ofensas ou posturas inadequadas. Espera-se que o avaliador mantenha o anonimato em relação à avaliação e a confidencialidade dos artigos revisados. Em caso de algum conflito de interesse, o avaliador deve informar aos editores antes do aceite ou durante o processo de avaliação em formulário próprio disponibilizado no sistema da revista. Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo em análise, o avaliador deve comunicar o editor.
Responsabilidades dos Editores
Os editores e o conselho editorial são responsáveis por zelar pelas questões éticas da Archeion Online. Qualquer reclamação ou suspeita de má conduta de autores, avaliadores ou mesmo da equipe editorial pode ser encaminhada ao e-mail da revista [archeionline@gmail.com], a qual será analisada pelos editores, pautando-se nos Guias do COPE [Disponível em: publicationethics.org/files/Full%20set%20of%20English%20flowcharts_9Nov2016.pdf]
Os editores são responsáveis por decidir quais trabalhos submetidos à revista devem ser publicados.
Os editores podem seguir as políticas do conselho editorial da revista e levarão em conta requisitos legais no que toca a assuntos como difamação, violação de direitos autorais e plágio.
Os editores têm a responsabilidade de decidir qual artigo será publicado na Archeion Online e, ao fazê-lo, é guiado pelas políticas do periódico.
Os editores podem seguir as políticas do conselho editorial da revista e levarão em conta requisitos legais no que toca a assuntos como difamação, violação de direitos autorais e plágio.
O Editor pode consultar o Editor Associado e outros membros da equipe editorial, bem como os revisores, ao tomar decisões de publicação.
os editores farão todos os esforços para garantir a integridade do processo de revisão cega, não revelando a identidade do(s) autor(es) de um manuscrito aos revisores desse manuscrito e vice-versa.