A questão da afirmação da existência em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v11i2.68762Palavras-chave:
Nietzsche, Estética, Arte, Afirmação da existência, Apolíneo, DionisíacoResumo
O texto explora as concepções de Nietzsche acerca da formação da arte, conforme apresentadas em O nascimento da tragédia, investigando a dualidade entre os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco. O enfoque central está na justificação estética da existência por meio da arte, seja pela forma proporcionada pelo apolíneo ou pela dualidade entre o apolíneo e o dionisíaco na arte trágica, como um jogo fundamental da vivência humana. Argumentaremos sobre a tensão entre a unidade universal e a individualidade que o filósofo apresenta como o cerne do efeito estético da tragédia, contribuindo para a afirmação da vida e a conquista da liberdade.
Downloads
Referências
ARALDI, Claudemir. As criações do gênio — ambivalências da “metafísica da arte” nietzschiana. IN: KRITERION, Belo Horizonte, nº 119, Jun./2009, p. 115-136.
DECHER, Friedhelm. Nietzsches Metaphysik in der “Geburt der Tragödie”.Nietzsche-Studien, Berlim, n. 14, 1985.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia: ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tradução de Jair Barbosa. São Paulo: UNESP, 2005.
REIBNITZ, Barbara von. Kommentar zu Friedrich Nietzsche "Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik. Stuttgart & Weimar, 1992.
REGINSTER, B. The affirmation of life: Nietzsche on overcoming nihilism.Cambridge/Massachusetts/London: Harvard University Press, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.