A questão da afirmação da existência em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v11i2.68762

Palavras-chave:

Nietzsche, Estética, Arte, Afirmação da existência, Apolíneo, Dionisíaco

Resumo

O texto explora as concepções de Nietzsche acerca da formação da arte, conforme apresentadas em O nascimento da tragédia, investigando a dualidade entre os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco. O enfoque central está na justificação estética da existência por meio da arte, seja pela forma proporcionada pelo apolíneo ou pela dualidade entre o apolíneo e o dionisíaco na arte trágica, como um jogo fundamental da vivência humana. Argumentaremos sobre a tensão entre a unidade universal e a individualidade que o filósofo apresenta como o cerne do efeito estético da tragédia, contribuindo para a afirmação da vida e a conquista da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Lelis Jota Pereira, UNIFAL

Doutor em Filosofia (UFMG). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Filosofia, também pela UFOP. Atualmente é professor do ICHL da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Possui experiência de ensino em Ensino Médio, pré-vestibular, graduação e como professor conteudista (EAD) na área de Filosofia, Estética, Arte; Fundamentos e Filosofia da Educação. Venho desenvolvendo pesquisas na área de Filosofia da Educação e Filosofia da arte.

Referências

ARALDI, Claudemir. As criações do gênio — ambivalências da “metafísica da arte” nietzschiana. IN: KRITERION, Belo Horizonte, nº 119, Jun./2009, p. 115-136.

DECHER, Friedhelm. Nietzsches Metaphysik in der “Geburt der Tragödie”.Nietzsche-Studien, Berlim, n. 14, 1985.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia: ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tradução de Jair Barbosa. São Paulo: UNESP, 2005.

REIBNITZ, Barbara von. Kommentar zu Friedrich Nietzsche "Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik. Stuttgart & Weimar, 1992.

REGINSTER, B. The affirmation of life: Nietzsche on overcoming nihilism.Cambridge/Massachusetts/London: Harvard University Press, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Jota Pereira, C. L. (2024). A questão da afirmação da existência em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche. Aufklärung: Journal of Philosophy, 11(2), p.33–48. https://doi.org/10.18012/arf.v11i2.68762

Edição

Seção

Artigos