Filme e fenomenologia: Reflexões sobre o cinema na filosofia de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.41894Keywords:
M. Merleau-Ponty, Cinema, PercepçãoAbstract
O objetivo principal deste artigo é compreender o papel que o cinema possui na filosofia de Merleau-Ponty. Para este autor, as análises de um objeto em geral, aplicam-se igualmente ao cinema enquanto este é um objeto a se perceber e não a pensar, isto é, quando se percebe não se pensa o mundo, ele se organiza perante o indivíduo. Estas suas análises permitem compreender o filme como a arte de tornar visíveis objetos e comportamentos, já que o cinema é o que torna visível o invisível das nossas relações com o outro, mostrando um diálogo entre visível e invisível. Dessa maneira, o interesse do filósofo pelo cinema, enquanto objeto percebido, baseia-se na sua contribuição para a fenomenologia da percepção e do olhar e também na possibilidade de uma aproximação em relação aos outros e à intersubjetividade.
Downloads
References
BARBARAS, Renaud. De L’Être Du Phénomène: sur l’ontologie de Merleau-Ponty. Grenoble: Jérôme Millon, 1991.
CABRERA, Júlio. O cinema pensa. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CAVELL, Stanley._The World Viewed: reflections on the Ontology of Film. Cambridge: Harvard University Press, 1979.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DILLON, M. C. Merleau-Ponty’s Ontology. Evanston: Northwestern University Press, 1997.
FERRAZ, Marcus Sacrini Ayres. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. São Paulo: Papirus, 2009.
MARKS, Laura U. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses. Durham, NC: Duke University Press, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Éloge de la philosophie et autress essais. Paris: Gallimard, 1953.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et Non-sens. Paris: Nagel, 1966.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Résumés de cours. Collège de France, 1952-1960. Paris, Gallimard, 1968.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e nova psicologia. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal; Embrafilme, 1983. p. 103-117.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Notes de Cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Parcours Deux – 1951-1961. Lagrasse: Verdier, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le Visible et l’Invisible. Paris: Gallimard, 2006a.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção: São Paulo: Martins Fontes, 2006b.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
SOBCHACK, Vivian. The Address of the Eye: A Phenomenology of Film Experience. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1991.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Rodrigo Poreli Moura Bueno
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Journal general policy
1.This journal works under a Creative Commons License aplied to online journals. That icence can be read in the following link: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Accordingly to this License, a)the journal declares that authors hold the copyright of their articles without restrictions, and they can archieve them as post-print elsewhere. b)the journal allow the author(s) to retain publishing rights without restrictions.
Metadata Policy for information describing items in the repository
1. Anyone may access the metadata free of charge at anytime.
2.The metadata may be re-used in any medium without prior permission, even commercial purposes provided the OAI Identifier or a link to the original metadata record are given, under the terms of a CC BY license refered for the Journal.