O que diz a filosofia de Ho Chi Mihn sobre o papel do povo]

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v11iEspecial.70842

Keywords:

Ho Chi Min, culture, role of the people

Abstract

No século XXI, o mundo se depara com grandes desafios políticos em relação à cultura, à sociedade e, especialmente, ao meio ambiente, não obstante desfrutar de brilhantes conquistas na ciência e na tecnologia, e, sobretudo, naeconomia. Observa-se que estesdesafios aumentam cada vez mais, e afetam a sobrevivência humana. Desse modo, buscar o desenvolvimento sustentável deve se tornar o objetivo central nas políticas de cada país.De acordo com a ideia de desenvolvimento social, segundo o pensamento de Ho Chi Minh, as decisões políticas devem partir do povo, uma vez que é ele próprio o sujeito da história. Nas sendas deste pensamento, destacamos o papel do povo vietnamita, ligado profundamente ao desenvolvimento sustentável. Todo esforço deve consistir no trabalho de organizar os recursos do povopara desenvolver o país. Nesse sentido, o pensamento de Ho Chi Minh sobre a organização social não deve se valer, apenas, daqueles que participaram da revolução pela independência do Vietnã, mas deve se dar como força motriz para o desenvolvimento sustentável. Isto posto, temos que,junto àideia de desenvolvimento sustentável, é necessário desenvolver outros setores como a economia, a cultura e a sociedade, promovendo o estado de bem-estar social, elevando o Vietnã ao estágio de desenvolvimento de outros países.Nessa toada, o crescimento econômico deve refletir o progresso e a justiça social, traduzido em qualidade de vida e erradicação da pobreza. Assim, nosso objetivo neste artigo é investigar acerca das condições de aplicabilidade das ideias políticas de Ho Chi Minh sobre o papel do povo como sujeito do progresso, a fim de termos uma base de discussão sólida para a propositura de umprograma de desenvolvimento sustentável no Vietnã hoje.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nguyen Duy Cuong, VNU University of Social Sciences and Humanities – VNU-USSH

Ph.D.of Philosophy. Professor at VNU University of Social Sciences and Humanities – VNU-USSH, Vietnam.

References

Hill, R. J., & Frank, P. (2024). The Soviet communist party. Taylor & Francis.

Ho Chi Minh. (2011a). Complete Works (Vol. 6). National Political Publishing House.

Ho Chi Minh. (2011b). Complete Works (Vol. 4). National Political Publishing House.

Ho Chi Minh. (2011c). Complete Works (Vol. 4). National Political Publishing House.

Ho Chi Minh. (2011d). Complete Works (Vol. 15). National Political Publishing House.

Ho Chi Minh. (2011e). Complete Works (Vol. 2). National Political Publishing House.

Ho Chi Minh. (2011f). Complete Works (Vol. 1). National Political Publishing House.

Lenin, V. I. (2012). Essential works of Lenin:” What is to be done?” and other writings. Courier Corporation.

Lenin, V. I., & Fineberg, A. (1947)._Marx, Engels, Marxism_(p. 465). Moscow: Foreign languages publishing house.

Pateman, J. (2024). The Contemporary Vitality of VI Lenin’s Theory of Ideology. International Critical Thought, 1-21.

Pegoraro, L. (2024). Domenico Losurdo on Stalin: A Dialectical and Comparative Perspective on a Controversial Legacy. Fudan Journal of the Humanities and Social Sciences, 1-18.

Pham, K. T. (2022). Ho Chi Minh’s educational philosophy and its meaning in educational innovation in Vietnam today. Aufklärung: Revista de Filosofia, 9(1).

Pham, K. T., & Dung, B. X. (2022). Human resource development experience of some developed countries and lessons drawn for Vietnam today. Revista de Investigaciones Universidad del Quindío, 34(1), 118-127.

McCarthy, G. E. (2015). Last of the Schoolmen: Natural Law and Social Justice in Karl Marx. In_Constructing Marxist Ethics_(pp. 192-232). Brill.

Published

2024-07-18

How to Cite

Duy Cuong, . N. (2024). O que diz a filosofia de Ho Chi Mihn sobre o papel do povo]. Aufklärung, 11(Especial), p.145–154. https://doi.org/10.18012/arf.v11iEspecial.70842