Da criança apresentada no Emílio ao hipotético homem natural do Discurso da Desigualdade: aproximações a partir do viés da linguagem do Ensaio sobre a origem das línguas
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.59673Palavras-chave:
Filosofia, Linguagem, Educação, Natureza, PerfectibilidadeResumo
Pesquisa de natureza teórica que investiga a Filosofia, a Educação e a Linguagem no pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Com base nas obras Ensaio sobre a origem das línguas no qual se fala da melodia e da imitação musical; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755) e Emílio ou Da Educação (1762), objetiva-se fazer uma análise da criança apresentada no Emílio por meio de analogias com o hipotético homem natural apresentado no Discurso sobre a desigualdade, a partir do viés da linguagem do Ensaio; bem como examinar o desenvolvimento da linguagem nos referidos personagens a partir da relação com a educação do Emílio. A pesquisa de caráter interdisciplinar apresenta como resultado a conclusão que a relação entre filosofia, linguagem e educação é uma interpretação fecunda para se compreender o pensamento rousseauniano.
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