Discurso epistolar de Auschwitz: para além da cena do discurso
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.64833Palavras-chave:
Interdiscurso, Cena Discursiva, Nazismo, Auschwitz, CartaResumo
O presente artigo tem o objetivo de trazer discussões ao analisar a história e processo de produção e circulação de documento epistolar em um campo de concentração nazista. Que prática discursiva se mostra nas cartas a partir do cenário vividos pelos protagonistas? Para a nossa investigação lançamos mão dos pressupostos teóricos da Análise de discurso (AD) de Linha Francesa, sobretudo dentro dos postulados dos estudos do Interdiscurso e Cena Discursiva enveredados pelo teórico Dominique Maingueneau; com Eni Orlandi com a obra as formas de silêncio e suas significações; das contribuições de Hannah Arendt sobre as facetas do antissemitismo, do Estado Totalitário Nazista, da ideologia e do terror como forma de governo. Nossa metodologia está pautada no método qualitativo e buscou analisar os mecanismo de controle do discurso estabelecidos pelos campos, bem como esses mecanismos determinavam que condições de produção do discurso seriam possíveis.
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