Relações de gênero: conflitos visibilizados nas paredes da Universidade

Autores

  • Graziele Aline Zonta Universidade Federal do Paraná
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mara Coelho de Souza Lago Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.51454

Palavras-chave:

Gênero. Estudantes universitários. Dialogismo. Intervenções gráficas. Universidade pública.

Resumo

Neste artigo analisamos os conflitos que envolvem questões de gênero entre estudantes universitários/as desencadeados a partir de intervenções gráficas por eles/as realizadas nas dependências de uma instituição de ensino superior. Imagens fotográficas dessas intervenções foram analisadas a partir da perspectiva dialógica de Bakhtin, sendo foco das discussões as tensões e violências que visibilizam características das relações de gênero naquele contexto. A pesquisa realizada possibilita compreender o modo como o espaço físico se converte, com as intervenções das/dos estudantes e as respostas das autoridades institucionais, em espaço dialógico de expressão dos acordos, disputas, (des)afetos que compõem a arena de vozes sociais da universidade pública. Em sendo, ao mesmo tempo, espaço constituidor de subjetividades, configura-se como importante lócus para investigações que se dedicam às complexas relações entre sujeito e sociedade e entre sujeitos constituídos em diferenças interseccionadas de gênero, classe, raça, etnia e tantas outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mara Coelho de Souza Lago, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Emérita da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando como docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

ZONTA, G. A.; ZANELLA, A. V.; LAGO, M. C. de S. Relações de gênero: conflitos visibilizados nas paredes da Universidade. Revista Ártemis, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 192–210, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2020v30n1.51454. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/51454. Acesso em: 28 mar. 2024.