Genderfluid em Orlando: um parcour literário para refletir o futuro da sexualidade no Direito

Autores

Palavras-chave:

Direito, Sexualidade, Teoria Queer, Feminismo

Resumo

Na perspectiva jurídica, os feminismos desafiam o papel do direito, em relação aos esquemas de dominação sobre mulheres, objetivando conquistar o seu pleno reconhecimento como sujeitos de direito. Contudo, no âmbito do tratamento jurídico da sexualidade, particularmente, o Direito se depara com o desafio de superar a racionalidade sexual moderna, paradigma influente até o momento atual. O presente artigo, efetivado mediante levantamento bibliográfico e documental, parte de tal problemática e aventa como hipótese de solução o acolhimento, por parte da ciência jurídica, de uma visão feminista crítica e interdisciplinar, trazida à luz, neste trabalho, a partir da obra literária da escritora Virginia Woolf. Concluiu-se que as obras “Jacob’s room” e “A room of one’s own” denotam importantes noções da teoria de gênero de Judith Butler e que o romance “Orlando: A biography” representa um importante legado para a perspectiva queer e em especial ao reconhecimento e valorização da identidade genderfluid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Rodrigues Vieira, UNIPAR

Pós-Doutora pela Université de Montreal, Canadá. Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora titular do Mestrado em Direito Processual e Cidadania na Universidade Paranaense (UNIPAR). Email: terezarvieira@outlook.com

Virgínia Telles, pucpr

Pesquisadora na área de direito público

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

RODRIGUES VIEIRA, T. .; TELLES, V. Genderfluid em Orlando: um parcour literário para refletir o futuro da sexualidade no Direito. Revista Ártemis, [S. l.], v. 33, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/62694. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Virginia Woolf e a cena modernista: 1922-2022