A Biblioteca Escolar e o conceito de mediação da Leitura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68174Resumo
A pandemia do coronavírus acelerou e evidenciou mudanças nos serviços bibliotecários, levantando questões referentes à missão e atuação da biblioteca escolar e evidenciando o conceito de mediação. Os novos tempos apontam a problemática da necessária virtualização dos serviços bibliotecários combinados com o retorno à comunidade em atividades profissionais de interação com e entre os leitores, como no caso da Biblioteca Escolar. O objetivo deste artigo é investigar o conceito de mediação de leitura pelas bibliotecas escolares de forma relacional e contínua, tal como o processo educativo sugere, dentro do contexto da virtualização dos serviços e leituras. A metodologia utilizada é a de caráter qualitativo a partir da pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema na Literatura da Biblioteconomia, Educação, Literatura e Ciência da Informação. Neste caminho, ocorre a discussão da missão e representatividade das bibliotecas para atuar de forma relevante na sociedade e de questões inerentes ao processo de mediação.