A Biblioteca Escolar e o conceito de mediação da Leitura

Autores

  • Cristiane Lopes Carvalho Nikel
  • Patrícia Vargas Alencar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0003-3670-0909
  • Daniele Achilles Rosa Dutra Unversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.68174

Resumo

A pandemia do coronavírus acelerou e evidenciou mudanças nos serviços bibliotecários, levantando questões referentes à missão e atuação da biblioteca escolar e evidenciando o conceito de mediação. Os novos tempos apontam a problemática da necessária virtualização dos serviços bibliotecários combinados com o retorno à comunidade em atividades profissionais de interação com e entre os leitores, como no caso da Biblioteca Escolar.  O objetivo deste artigo é investigar o conceito de mediação de leitura pelas bibliotecas escolares de forma relacional e contínua, tal como o processo educativo sugere, dentro do contexto da virtualização dos serviços e leituras. A metodologia utilizada é a de caráter qualitativo a partir da pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema na Literatura da Biblioteconomia, Educação, Literatura e Ciência da Informação. Neste caminho, ocorre a discussão da missão e representatividade das bibliotecas para atuar de forma relevante na sociedade e de questões inerentes ao processo de mediação. 

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Biografia do Autor

Cristiane Lopes Carvalho Nikel

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuou por mais de 2 anos em Projeto de extensão da Uerj focada em trabalhos socioeducativos, é especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares, com mais de 10 anos de experiência em Biblioteca escolar. Atualmente é bibliotecária do Instituto Federal Colégio Pedro II.

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Publicado

2024-07-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO