Biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem
uma busca por práticas na literatura científica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n4.69088Resumo
O presente trabalho tem como tema a biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem, e suas contribuições no desenvolvimento integral do estudante como espaço de pesquisas. Tem como objetivo geral contextualizar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. De forma específica, objetiva: a) levantar artigos científicos referentes à temática; b) analisar o papel das bibliotecas no processo de ensino-aprendizagem e; c) identificar as práticas da utilização das bibliotecas para o processo de ensino-aprendizagem a partir dos textos recuperados. O referencial teórico trata das bibliotecas escolares e a sua participação no ambiente escolar, evidenciando suas práticas pedagógicas e suas contribuições ao acesso a pesquisa, ao conhecimento e informações para os leitores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, com recorte temporal de 2012 a 2022, e com coleta de dados nas seguintes fontes: busca integrada da UFSC, SciElo e BRAPCI. Como resultado, conclui-se que a discussão sobre a biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem se dá em âmbito teórico, com pouca evidencia das práticas que efetivamente contribuem nesse processo. Todavia, há um consenso acerca dos espaços escolares que contemplam uma biblioteca de qualidade como forma de oportunizar um vasto campo de conhecimento por meio do acervo e promoção de serviços que focam na formação crítica e cidadã do estudante.