O guia de usuários como estratégia de difusão em arquivos

o caso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n1.69380

Resumo

A representação da informação arquivística é efetivamente realizada quando aliada à elaboração de instrumentos de pesquisa, que nem sempre são disponibilizados para orientação dos usuários. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar e discutir o desenvolvimento de um guia de arquivo como contributo à difusão informacional e à satisfação dos usuários. Metodologicamente, a pesquisa possui natureza aplicada, abordagem qualitativa e cunho exploratório e descritivo. Para os procedimentos técnicos, adotou-se o estudo de campo e de caso. Para a coleta dos dados, aplicou-se observação direta e um formulário que buscou conhecer a opinião dos usuários quanto ao conteúdo do guia. A estruturação do guia se deu pela adoção de tópicos que abordam sobre: informações sobre a instituição; condições de consulta; e descrição do fundo. Para a análise, adotou-se categorização dos dados, por meio do agrupamento das respostas. Como resultados, a pesquisa demonstrou satisfação dos participantes com o produto resultante, sendo sugeridas relevantes adaptações. Foram registradas críticas e sugestões quanto ao desempenho do arquivo, principalmente sobre a necessidade de acesso remoto. Resultados apontam que a implantação desse instrumento poderá contribuir de maneira significativa para o esclarecimento dos usuários, mediante orientação proporcionada para conhecimento e uso dos recursos oferecidos. Observou-se a necessidade da ampliação do perfil dos usuários e entende-se que são necessárias maiores iniciativas para adoção de instrumentos de pesquisa pelas instituições, uma vez que o aumento da demanda nos arquivos poderá contribuir para sensibilizar os gestores quanto aos investimentos necessários à sua estruturação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Teixeira Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa de Organização, Representação e Tecnologias da Informação, com pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). Arquivista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenador de Comunicação da Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB) (2022-2025), através da qual atua como membro do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção de João Pessoa (CMTPCC). Revisor ad-hoc do periódico Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação e Representação da Informação e os Marcadores Sociais da Diferença (GeMinas). Principais premiações: 1) Concurso de Redação Expedição do Semiárido (IV edição, 2013), promovido pelo Programa de Estudos e Ações para o Semiárido, do Museu Interativo do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); 2) Melhor trabalho do eixo (2018), no XXII Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (Enearq), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o título "As contribuições do recurso Estrela de Davi para o cumprimento das exigências metodológicas da produção acadêmica"; 3) Prêmio Jovem Arquivista: melhor TCC de 2019 (UEPB), com o título "O Guia do Arquivo como estratégia de difusão informacional: a experiência da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)". Principais temas de interesse: Ciência da Informação e Arquivologia, com ênfase em Políticas Arquivísticas e suas relações com: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (ORIC); Mediação; Apropriação; Competência/Letramento; Democratização; Emancipação; Desinformação; Justiça e Inclusão Social; Memória e Patrimônio; Linguagem e Discurso; Cognição, Metacognição e Sociocognição. Contato: vitorhugo-teixeira@hotmail.com

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia e coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA