Technostress e o conflito trabalho-família

itinerários, estrutura conceitual e agenda de pesquisa

Autores

Resumo

O uso de dispositivos eletrônicos é fundamental para a comunicação e disseminação de informações. Contudo, o uso excessivo pode causar diversos problemas estressores, como o technostress, podendo afetar a vida profissional e pessoal dos indivíduos. Diante da escassez de estudos organizados sobre technostress e conflito trabalho-família, esta revisão sistemática busca mapear os itinerários de pesquisa e propor uma agenda para futuros estudos sobre esses temas. Os resultados da pesquisa identificaram itinerários entre 2021 e 2023, destacando o perfil das amostras, autores, afiliações e periódicos mais relevantes. A estrutura conceitual revelou uma relação entre technostress, satisfação e bem-estar, evidenciando o papel do apoio e da supervisão para minimizar o estresse tecnológico e o conflito entre vida profissional e pessoal. A agenda de pesquisa propôs temas como segurança psicológica, práticas de Gestão de Pessoas (GP), e desenvolvimento e formação profissional. Conclui-se que este campo, ainda pouco explorado, merece maior atenção, especialmente com o avanço rápido da tecnologia. Espera-se que technostress e conflito trabalho-família ganhem espaço na agenda de estudos de Gestão e Negócios no Brasil, oferecendo oportunidades para avanços teóricos e práticos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração (PPGA-UFSM)

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria.

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM).

Debora Bobsin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Administração (UFRGS).

Downloads

Publicado

2025-01-28

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO