Rastros de uma produção em biblioterapia e da atuação do bibliotecário em intervenções biblioterápicas: uma análise a partir da base de dados em ciência da informação (BRAPCI)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.38000

Abstract

O presente trabalho tem como tema a biblioterapia. Ela pode ser entendida como uma técnica que visa a mudança de comportamento dos sujeitos através do autoconhecimento, mediante princípios (catarse, humor, identificação, projeção, introjeção e introspecção) por meio de linguagens diversas (música, literatura, pintura, entre outras). Nesse sentido, ela é capaz de permitir ao indivíduo a compreensão dos seus conflitos, mediante o diálogo de si em interpretação com essas linguagens. Assim, ela se demonstra como uma ferramenta favorável para quem não consegue lidar com problemas diários da vida e/ou enfermidades distintas. O uso da biblioterapia não é recente, no entanto, é pouco difundida e os estudos sobre a temática ainda se mostram bem escassos. Partindo desta noção, temos o seguinte questionamento: Qual o panorama da pesquisa em biblioterapia no Brasil?. Neste interim, tem-se como recorte a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (CI), o periódico científico e o estudo sobre a Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Base essa, em forma de repositório, que é considerada a mais completa relacionada a produção de periódicos científicos dentro da Ciência da Informação (CI) no Brasil. Desse modo, descortina-se como objetivo geral: Rastrear a produção científica em biblioterapia, tendo por base periódicos em Biblioteconomia e (CI) a partir da (BRAPCI). Estabelecendo ainda como objetivos específicos: Refletir de forma breve a divulgação científica, desde o seu surgimento, perpassando pela divulgação em periódicos, de modo, a destacar a área de (CI) até apresentarmos a (BRAPCI),como fonte de informação para a pesquisa e pesquisadores; Apresentar a biblioterapia, de modo a demonstrar conceitos, princípios, tipologias, assim como, evidenciar o enlace entre biblioterapia, biblioteconomia e (CI). E por último, apresentar o bibliotecário na prática do universo da biblioterapia, uma vez que refletimos a partir dos textos levantados, quais atividades são desenvolvidas na prática biblioterápica, que noção de biblioterapia é admitida nos espaços em que atua esse profissional, entre outros aspectos. Nesse sentido, a pesquisa se desenvolve sob o viés bibliográfico, trabalhando na produção de dados a perspectiva quanti-qualitativa, a partir de um recorte temporal (1975-2017), limitando ainda os estudos a área geográfica do Brasil. Os resultados indicam a biblioterapia como ferramenta relevante para o auxílio das pessoas, de forma a trabalhar seus problemas. O panorama sobre a temática que traçamos, constatou que as pesquisas na área ainda se mostram escassas, principalmente quando retratam o empirismo das intervenções. Verifica-se o bibliotecário a frente e ativamente nos processos em bilblioterapia, o que refuta a ideia que alguns autores pontuam sobre este de atuarem apenas no planejamento com a seleção e indicação de obras nas práticas. Por fim, observa-se que a grande maioria dos trabalhos representam atividades em biblioterapia via extensão universitária, desenvolvida por estudantes sob orientação de um professor, o que favorece ao entendimento que embora seja um campo de atuação, essa prática profissional ainda não encontra-se consolidada.

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Author Biographies

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Professor das Séries Inicias da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Linha de Pesquisa: Literatura, Leitura e Biblioterapia.

Ana Caroline Oliveira da Silva

Graduada em Biblioteconomia.

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Published

2018-06-11

Issue

Section

RESUMOS DE MONOGRAFIAS