Mediação da leitura literária na formação de leitores infantojuvenis

Autores/as

Resumen

Este artigo focaliza a mediação da leitura literária na formação dos leitores infantojuvenis em ambiente escolar. Tem como objetivo geral apresentar estratégias de mediação de leitura que contribuem para o letramento literário. Parte do pressuposto de que a leitura literária visa contribuir para a formação do leitor, pois possui ricos recursos que ampliam a capacidade de conceber o mundo. Para tanto, investiga o papel do bibliotecário e do professor como mediador na formação literária infantojuvenil, bem como estuda a escola como espaço para a mediação da leitura. Insere-se nas áreas de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico por considerar a revisão de textos pertinentes à temática em foco. Apresenta a sequência didática como uma estratégia que permite ajudar o mediador na sistematização de sua prática. Sua principal contribuição é trazer evidências de que o planejamento de ações para a leitura favorece a atuação do mediador no espaço escolar em prol da formação de leitores de Literatura.

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Biografía del autor/a

Marta Cresia da Silva Silveira, Escola Pública

Professora Tecnológica na Prefeitura Municipal em Quissamã

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAVENI.

Graduada em Pedagogia pela UNIRIO

Patrícia Vargas Alencar, UNIRIO - Universidade Federaldo Estado do Rio de Janeiro

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Doutorado em Linguística pela UFRJ. Mestrado em Linguística pela UFRJ. Graduação em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ.

Publicado

2025-01-28

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA