Clube da Leitura Jane Austen
caminhos e ideias para a prática da leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2024v20n2.70186Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a prática da leitura literária por meio do clube de leitura no que tange à formação de leitores direcionada às práticas sociais e ao conhecimento. Trata-se de um relato de experiência do Clube da leitura Jane Austen, projeto de leitura, desenvolvido pela Biblioteca IFMA campus Bacabal com alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão –IFMA campus Bacabal. Caracteriza-se uma pesquisa-ação envolvendo ações de leitura literária das quatro principais obras da autora Jane Austen, visando o incentivo à leitura e à formação leitora. As práticas desenvolvidas foram realizadas no período de quatro meses, promovendo leituras literárias e compartilhamentos dos entendimentos dessas leituras. Este estudo tem como base teórica os pressupostos de Silva (1986), Antunes (2010) e Freire (2006) sobre a definição e percepção da leitura; Petit (2008 e 2013) com a importância da leitura e o papel do mediador na formação de leitores; Muniz e Oliveira (2014) sobre a figura de mediador social de leitura em proporcionar o acesso ao mundo da leitura; Oliveira; Ribeiro; Wilke (2012) sobre a definição e beneficios do clube leitura na promoção e incentico a leitura. E por que um grupo de leitura? Ler é uma atividade individual mas, quando um livro nos toca ou estimula, é natural querer discutí-lo com alguém. Um clube de leitura dá essa oportunidade, possibilita encontros e compartilhamentos de leitura, percepções e a construção de novos conhecimentos.