ASPECTOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS DOS MANUSCRITOS DESTINADOS AO APRENDIZADO DA TROMPA ELABORADOS PELO PROFESSOR ADALTO SOARES

Autores

Palavras-chave:

Materiais didáticos. Métodos para trompa. Adalto Soares. Treinos funcionais para trompa.

Resumo

 Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever e correlacionar a auto-regulação e a prática do
trompete envolvendo estudantes de performance em música da graduação. Esta pesquisa justifica-se
pelo número de estudantes universitários que apresentam desafios em encorajar-se a praticar,
desenvolver uma rotina eficiente de prática, e assim alcançar melhores resultados nas suas
performances. Assim sendo, esta pesquisa discute a aprendizagem auto-regulada como um processo
cíclico a fim de servir como um guia para uma maneira mais eficiente de praticar e alcançar melhores
resultados. Além disso, este artigo responde a perguntas sobre como desenvolver a prática, como um
músico desenvolve interessa pela prática. Finalmente, este artigo discute quais estratégias os músicos
precisam desenvolver para tornar-se mais eficientes, e inclui uma breve abordagem sobre como ensinar
a auto-regulação.
Palavras chave: Trompete, prática eficiente, auto-regulação, estratégias de prática

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Barbosa Pinto, UFRN

Renato Barbosa Pinto

Trompista e professor de trompa pela SEDUCE-GO. Possui licenciatura em educação musical pela UFG e atualmente cursa o mestrado em música pela UFRN.

Radegundis Aranha Tavares Feitosa, UFRN

Radegundis Aranha Tavares Feitosa. Cursou bacharelado, mestrado e doutorado pela UFPB. Advisory council da International Horn Society e professor efetivo de trompa da UFRN.

 

Referências

DA SILVA-GRIGOLETTO, Marzo Edir, et al. Treinamento funcional: funcional para quê e para quem? P.714-719. In: Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano (online). Vol.16. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2014v16n6p714 .

D’ELIA, Luciano. Guia completo de treinamento funcional. Phortes. São Paulo. 2017.

FONSECA, Rinaldo de Melo. Fernando Morais “20 estudos característicos brasileiros para trompa: a performance guide”. 87f. 2012. Dissertação (Doutorado em Música) – The University of Memphis, Memphis, 2012.

FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista. 2013. 118p. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de comunicação turismo e artes. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2013.

FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. Música brasileira popular no ensino da trompa: Perspectivas e possibilidades formativas. 2016. 167p. Tese (Doutorado em Música). Centro de comunicação turismo e artes. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2016.

PINTO, Renato Barbosa. O ensino de trompa a partir dos manuscritos do método Treinos funcionais para trompa de Adalto Soares. 2021. 138f. Dissertação de mestrado. Escola de música. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2021.

SOARES, Adalto. Orquestra de metais Lyra Tatuí: a trajetória de uma prática musical de excelência e a incorporação de valores culturais e sociais. 2018. 253p. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018a.

SOARES, Adalto. Treinos Funcionais para Trompa. 2021. 24f. Disponível em: Arquivo pessoal de Adalto Soares.

SOARES, Lucca Zambonini. Balada para Trompa em Fá e Piano de Almeida Prado. Edição crítica e preparação técnica. 2018. 195p. Tese (Doutorado em música) Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2018b.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

BARBOSA PINTO, R.; ARANHA TAVARES FEITOSA, R. ASPECTOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS DOS MANUSCRITOS DESTINADOS AO APRENDIZADO DA TROMPA ELABORADOS PELO PROFESSOR ADALTO SOARES. The Brazilian Trombone Association Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 68–105, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/59589. Acesso em: 21 jan. 2022.