Ensinando as primeiras notas: uma reflexão sobre o ensino e a popularização do trombone no Brasil Teaching the first notes: a reflection on the teaching and popularization of trombone in Brazil

Autores/as

  • Lélio Eduardo Alves da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumen

Resumo: O artigo em questão tem como objetivo refletir sobre questões inerentes ao processo de ensino e
popularização do trombone. Dentre os pontos que foram abordados estão: os processos de valorização do trombone no
Brasil, o primeiro contato com o instrumento, a respiração, a vibração labial, embocadura e as primeiras notas.
Palavras-chaves: trombone, iniciação, professores.
Abstract: The goal of this article is to reflect about the fundamental issues related to the process of disseminating the
instrument trombone as well as its teachings. Based on this, the processes of appreciation of the trombone in Brazil, the
first contact with the instrument, the breathing process, the labial vibration, embouchure and the first notes having been
evaluated.
Keywords: trombone, introduction, applied instructors.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lélio Eduardo Alves da Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor adjunto de trombone da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e 1º trombone da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Iniciou seus estudos de música em 1985 na Banda da Fundação Educacional de Volta Redonda, tocando trombone de pistões. Pode-se destacar como cursos de sua formação: bacharelado em trombone (1997) e tuba (2003), ambos pela UFRJ; Formação pedagógica pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2003); Pós-graduação em Docência Superior pela Faculdade Bethéncourt Silva (1999); Mestrado em música (2002) pela UFRJ e doutorado em música pela UNIRIO (2010). Dentre os grupos em que desenvolveu atividade musical podemos destacar: Banda Sinfônica do CBMERJ, Quinteto Carioca de Metais (fundador), Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (ORSEM), UFRJAzz Ensemble, Grupo Metal Transformação, Coral de Trombones de Volta Redonda (professor responsável), Madrigal de Trombones do RJ, além de cachês nas Orquestras Sinfônica Nacional e Petrobrás Pró-Música. É professor de trombone e tubas convidado da Banda da FEVRE desde 1995. Fundou a Banda de Concerto da FAETEC- Marechal Hermes e a Banda Sinfônica Regional do PIM, exercendo a função de regente em ambas. Atuou como 1.º trombone na Orquestra Escola Petrobrás Pró-Música, auxiliando também a maestrina Atelisa Sales na preparação dos sopros da mesma. No ano de 2004 foi aprovado no concurso para professor substituto da UFRJ, atuando como professor de trombone e como regente do Grupo de Metais e Percussão. Neste mesmo ano foi aprovado em 1.º lugar no concurso para professor de educação musical do município do Rio de Janeiro, onde atuou durante um ano e seis meses. A partir de 2005 passou a fazer parte do quadro de professores do curso de pós-graduação em música do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada), onde também atua como coordenador e professor do curso de graduação em música. Foi convidado por diversos anos para participar como professor de trombone do Festival Vale do Café-RJ e para lecionar cursos sobre o ensino em bandas de música escolares em encontros da ABEM (2011), Universidade Federal de Santa Maria e em diversos outros locais. É professor do curso de pós-graduação em música da UFBA e regente da UFband (orquestra de música popular da UFBA).

Publicado

2019-08-03

Cómo citar

DA SILVA, L. E. A. Ensinando as primeiras notas: uma reflexão sobre o ensino e a popularização do trombone no Brasil Teaching the first notes: a reflection on the teaching and popularization of trombone in Brazil. Revista de la Asociación Brasileña de Trombón, [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/article/view/47300. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Pedagogía de los instrumentos metálicos