Maestro Nelsinho do Trombone: Um panorama sobre este arranjador, produtor e instrumentista brasileiro; Maestro Nelsinho do Trombone: A panorama about this arranger, producer and Brazilian instrumentalist
Resumen
Resumo: Nelson Martins, o Nelsinho do Trombone, destacado instrumentista, arranjador de intensa atividade e
produtor musical muito requisitado nas décadas de 60 e 70. Seu modo de tocar trombone é referência para
instrumentistas de samba e choro. Nelsinho é solista e improvisador, mas o modo como ele acompanha cantores e
outros solistas está registrado em inúmeros fonogramas. Além disso, seu procedimento nos bastidores revela um intenso
trabalho na produção de LP's e na criação de inúmeros arranjos, mas sem abandonar o espírito boêmio e carioca. O
artigo a seguir apresenta uma lista de fonogramas importantes para compreendermos a dimensão do trabalho de
Nelsinho. Com o objetivo de apresentar este músico à comunidade acadêmica, sendo ele relevante para a interpretação
do trombone popular e para a escola brasileira de arranjos, a metodologia utilizada nesta pesquisa utilizou de fontes
primárias, como encartes de CD’s e LP’s, assim como foram feitas buscas em catálogos fonográficos e algumas
entrevistas foram realizadas.
Palavras chave: Rio de Janeiro, trombone, arranjo, produção musical, música popular brasileira.
Abstract: Nelson Martins, (1927-1996) commonly known as “Nelsinho do Trombone”, was an outstanding
instrumentalist, arranger of intense activity and musical producer much requested in the decades of 60 and 70. His way
of playing trombone was a reference for samba and choro’s instrumentalists. Nelsinho was a soloist and improviser, but
the way he accompanied singers and other soloists was recorded in countless phonographs. In addition to this, his
procedures behind the scenes revealed an intense energy in the production of LP's and in the creation of numerous
arrangements, but without abandoning his bohemian and carioca spirit. The following article presents a list of important
phonographs to understand the dimension of Nelsinho's work. With the purpose of presenting this musician to the
academic community, being relevant to the interpretation of the popular trombone and to the Brazilian school of
arrangements, the methodology used in this research used primary sources such as CD's and LP's inserts, as well as
researches in phonographic catalogs and interviews.
Keywords: Trombone in Rio de Janeiro, musical production on trombone, popular Brazilian music.