A embocadura do trombone segundo Farkas, Johnson e Mello; The Embouchure according to Farkas, Johnson and Mello
Resumo
Resumo: O presente artigo é o resultado parcial da pesquisa de conclusão de curso concluída em
2017. Foram revisados os conceitos e abordagens sobre a embocadura do instrumentista de metal,
em especial o trombone. Para tal foram escolhidos três autores: Farkas (1989) Johnson (2001) e
Mello (2007). Por fim, concluímos que os fundamentos são os mesmos somente variando as
abordagens. Buscamos apontar os principais aspectos apontados pelos autores. Os autores foram
escolhidos por seus trabalhos terem grande importância dentre os músicos de metais. Farkas foi um
dos primeiros a escrever sobre o assunto de forma mais técnica, enquanto Johnson representa uma
literatura mais recente. Por outro lado, Melo (2007) é um dos poucos trabalhos escritos do Brasil
que localizamos.
Palavras-chaves: trombone, embocadura, técnica do trombone
Abstract: This communication is a partial fulfillment for the music education degree completed in
2017. A bibliographic review has been conducted focusing on the concepts and approaches
regarding the brass instrumentalist, especially the trombonist. Based on main aspects pointed for
their impact among brass musicians three authors have been chosen: Farkas (1989) Johnson (2001)
and Mello (2007). Finally, we concluded that the fundamentals are equal, and the only variations
identified were their approaches. Farkas was one of the first to write about the subject in a more
descriptive way, while Johnson represents a more recent literature. On the other hand, Mello (2007)
is one of the few written works of Brazil that we have located.