SOCIABILIDADE, MEDO E ESTIGMA NO CONTEXTO URBANO CONTEMPORÂNEO: o bairro do Roger na cidade de João Pessoa - PB
Resumo
O presente trabalho aborda as temáticas da sociabilidade, da cultura urbana e da sociedade brasileira no mundo contemporâneo, tendo como base o medo e os indivíduos em relação no seu cotidiano. Discutimos a sociabilidade no bairro do Roger, na cidade de João Pessoa, Paraíba, tomando como ponto principal as relações entre seus moradores. Através de suas memórias e de sua constituição no processo histórico, fazemos um diálogo com os dados estruturais e sócio-econômicos que os impelem nestas vivências. Visamos investigar o medo em sua construção no social e no imaginário dos habitantes das cidades brasileirascontemporâneas, além dos processos que conformam, estabelecem e re-configuram as sociabilidades de locais específicos dentro da cidade. Por meio de nossa pesquisa etnográfica, apontamos o processo de desenvolvimento urbano local, situando a especificidade de um bairro popular e pobre, bem como as estratégias simbólicas e materiais que possibilitam a vida e o viver, em uma sociedade onde a desigualdade social é refletida em elementos como: o estigma, o uso e apropriação do espaço, e o pertencimento a grupos e a locais dentro da mesma.
Palavras chaves: Sociabilidade; Medos Corriqueiros; Cultura Urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).