CULTURA COMO UM EIXO DE DESENVOLVIMENTO: os museus universitários e os espaços museais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.62787.p35-54

Palavras-chave:

cultura, museus universitários, plano museológico, pinacoteca da UFPB

Resumo

Os museus universitários e espaços museais possuem o potencial  de  encorajar  a    participação da comunidade  em  diferentes  contextos  culturais,  estimulando  a diversidade  e  aceitação  das  diferenças, sendo espaços dinâmicos e veículos de desenvolvimento e transformação social. Eles participam das ações da UFPB para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A Pinacoteca da UFPB criada em 1987,  pela carência de um plano museológico e pela importância do seu acervo, foi selecionada por uma equipe da Rede Universitária de Museus REUMUS para sua elaboração. A metodologia proposta para o plano museológico da Pinacoteca foi definida em etapas que contemplaram a elaboração do diagnóstico museológico; a capacitação da sua equipe interna com especialistas convidados; a realização de pesquisa junto ao público estudantil. Os resultados relativos ao Plano Museológico como também a participação dos estudantes são apresentados neste artigo com o propósito de contribuir para que seu potencial e missão possam ser efetivamente alcançados, assim como o cumprimento do compromisso com os ODS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto dos Santos Cabral, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutor em Antropologia Social (PPGA/ UFPB); doutor em Desenvolvimento Sustentável (CDS/ UnB), com sanduíche doutoral em Mercadologia na Maastricht University (Holanda), junto ao programa CAPES/NUFFIC, financiado pela CAPES; mestre em Engenharia de Produção (UFPB); MBA em Planejamento, Gestão e Marketing do Turismo (UCB); especialista em Gestão Estratégica de Negócios (UFCG), bacharel em Ciências Sociais (UFPB); leather goods designer (UFPB/ PISIE - Itália). Trabalha em uma abordagem transversal cobrindo os seguintes tópicos: objetivos de desenvolvimento sustentável; economia circular; tradições culturais, identidade e sustentabilidade; etnodesenvolvimento; argumentação técnica e gestão de projetos; análise, desenvolvimento e adequação de políticas públicas; construção de cenários prospectivos; certificações socioambientais. Currículo Lattes.

Marisa Pires Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Memória, Organização, Acesso e Uso da Informação. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e especialização em Artes pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, FIJ, Rio de Janeiro, (2012). Experiência na área de Museologia, com ênfase em Catalogação e Documentação e em curadoria de exposições itinerantes nacionais, atuando principalmente nos temas de Gravura, Arte Brasileira Moderna e Contemporânea. Atualmente é museóloga da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Vice-coordenadora da Pinacoteca UFPB, curadora dos acervos Hermano José e Rossini Perez da UFPB e coordenadora da Rede de Museus da UFPB-REUMUS. Currículo Lattes.

David Holanda de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003), mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2007 e 2012). É professor adjunto do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, atuando na área de Geociências, com ênfase em paleontologia, microfósseis carbonáticos e educação ambiental e patrimonial. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS