ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: apresentação do dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n29.64759.p10-15

Palavras-chave:

antropologia, políticas públicas, políticas culturais, território

Resumo

O texto realiza uma breve análise da relação entre antropologia e políticas públicas como um novo campo de estudos e apresenta o conteúdo dos artigos que compõe o dossiê antropologia e políticas públicas: confluências epistêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Ferreira Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Unicamp. Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutora em Antropologia Social por Ciesas/Sureste. Professora Associada III da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA). Linhas de pesquisa: "Políticas Sociais e Desenvolvimento" e "Território, Identidade e Meio Ambiente". Coordenadora do Grupo Interdisciplinar em Cultura, Sociedade e Ambiente" (GIPCSA). Em 2017, coordenou a Escola de Altos Estudos: "Sociedade, Cultura e Ambiente" na UFPB com patrocínio da Capes. Currículo Lattes.

Alberto dos Santos Cabral, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutor em Antropologia Social (PPGA/ UFPB); doutor em Desenvolvimento Sustentável (CDS/ UnB), com sanduíche doutoral em Mercadologia na Maastricht University (Holanda), junto ao programa CAPES/NUFFIC, financiado pela CAPES; mestre em Engenharia de Produção (UFPB); MBA em Planejamento, Gestão e Marketing do Turismo (UCB); especialista em Gestão Estratégica de Negócios (UFCG), bacharel em Ciências Sociais (UFPB); leather goods designer (UFPB/ PISIE - Itália). Trabalha em uma abordagem transversal cobrindo os seguintes tópicos: objetivos de desenvolvimento sustentável; economia circular; tradições culturais, identidade e sustentabilidade; etnodesenvolvimento; argumentação técnica e gestão de projetos; análise, desenvolvimento e adequação de políticas públicas; construção de cenários prospectivos; certificações socioambientais. Currículo Lattes.

Maristela Oliveira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), especialização em Antropologia Cultural (UFPE) (1984) e doutorado em Étude Latino-Americaine/ Anthropossociologie des Religions – Institut de Hautes Études de l'Amérique Latine – IHEAL, Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). É professora titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Criou o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (2012), do qual é coordenadora adjunta. Atua principalmente nos seguintes temas: território, populações tradicionais, desenvolvimento e meio ambiente, bem como no campo da religião e religiosidades, movimentos religiosos contemporâneos. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONFLUÊNCIAS EPISTÊMICAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>