SOBRE LUTO E DOR, EMOÇÕES E PANDEMIA: encontros com o pensamento de Mauro Koury
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n28.63077.p130-141Palavras-chave:
morte, pandemia, homenagem, Mauro KouryResumo
Este texto faz uma homenagem ao professor Mauro Koury (1950-2021), quando do seu falecimento. Ele é a versão impressa de uma Live intitulada “Uma homenagem à vida e à obra de Mauro Koury: a cerimônia do adeus”, realizada pela Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer (UFRJ), ocorrida em 2021. É consenso entre os colegas que seu legado acadêmico é imenso, em especial pela produção acadêmica e pela atuação na formação de cientistas sociais, mesmo após sua aposentadoria. Como colega do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPB, busquei abordar seu pensamento a partir dos encontros que tive com sua obra, pois abordamos o tema da morte, porém a partir de perspectivas diferentes. Um desses momentos envolve a leitura de sua obra sobre morte, luto, dor, medo e urbano, na configuração da antropologia e sociologia das emoções. Outro momento diz respeito às reflexões sobre a crise sanitária, sistematizadas em três publicações em que o autor atualiza seu pensamento diante da tragédia da pandemia. Por fim, convido o leitor a se dedicar ao pensamento instigante de Mauro Koury, um cientista social das emoções.
Downloads
Métricas
Publicado
Versões
- 2022-06-10 (3)
- 2022-06-10 (2)
- 2022-06-10 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ednalva Maciel Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).