"UM FRAGMENTO DA LIBIDO E O REPRESENTANTE DO MUNDO": elementos para uma antropologia filosófica a partir de Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n30.65835.p123-138

Palavras-chave:

Theodor Adorno, crítica da ideologia, crítica do sujeito, antropologia filosófica.

Resumo

A intenção deste texto é abordar os aspectos de uma antropologia filosófica apreensível a partir da elaboração adorniana acerca da ideologia e da experiência sob o capitalismo tardio. Para desenvolver esse argumento, é necessário: (i) apresentar sumariamente a interpretação e o lugar da ideologia na composição teórica de Adorno; em seguida, (ii) indicar que o entendimento adorniano acerca de uma condição humana irrealizável, especialmente sob o capitalismo, é o verdadeiro continuum histórico, ao invés de um sujeito histórico e/ou político; e, assim, (iii) esboçar como a relação entre constituição de uma estrutura de personalidade e a própria condição humana, fruto da interseção entre teoria crítica e psicanálise, são fundamentais para uma crítica do capitalismo em prol de um novo mundo e uma nova humanidade. Para alcançar os objetivos indicados, foi realizada uma revisão teórica, cotejando os textos de Theodor Adorno com análises de comentadores contemporâneos, destacando as suas conclusões críticas acerca da noção de subjetividade na teoria social de seu tempo — especialmente psicologia e psicanálise —, imbricada com sua permanente crítica da ideologia como aspecto basilar de sua crítica ao capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esdras Bezerra Fernandes de Araújo

Graduado em ciências sociais, cursando mestrado em sociologia e graduação em ciências econômicas, todos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse nas áreas de pensamento social e político brasileiro, teoria social, sociologia da moral e teoria crítica. Atualmente, atém-se nas pesquisas: Teoria marxista do direito e do Estado; e Concepções de justiça e moralidade. Membro do ARIADNE – Grupo de estudos e pesquisas em pensamento social e político brasileiro (UFPB – Campus I) e do grupo de pesquisa crítica do direito e subjetividade jurídica (USP – Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito). Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIA CRÍTICA