DA SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO A BALZAC: diálogo sobre trajetória e interdisciplinaridade com Lília Junqueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n30.66195.p226-248

Palavras-chave:

Lília Junqueira, sociologia disposicionalista, sociologia cultural, gênero.

Resumo

Iniciando 2023, em pleno fevereiro com o carnaval, a Universidade Federal da Paraíba se preparava para mais um semestre letivo. A trilha sonora na sala em que nos encontramos é composta pelos ruídos de serras, batidas de martelo e arrastar de mesas, além das falhas na conexão de internet... sinais de que as aulas retornaram e as obras continuam em andamento. Essas são cenas comuns para quem frequenta a UFPB. No entanto, a instituição permanece viva, com uma constante entrada e saída de pessoas, nomes e ideias. Nesse contexto, nos despedimos da Doutora Lília Junqueira como professora do curso de Ciências Sociais da UFPB. Tivemos o prazer de conversar com ela sobre sua trajetória profissional, as ciências sociais, sua experiência na UFPB e seus planos para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Maria Junqueira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1989), com mestrado em sociologia pela Universidade de Brasília (1991), doutorado em Sociologia na Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1995) e pós-doutorado em sociologia na École Normale Supérieure de Lyon, França (2010/2011). Atuou como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre 1997 e 2013 e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) até 2022.Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em interfaces sociologia e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias sociológicas disposicionalistas, cultura e comunicação e representações sociais. Criou e coordenou o Núcleo Sociedade, Cultura e Comunicação do PPGS-UFPE entre 2005 e 2012. Atualmente, aposentada pela Universidade Federal da Paraíba, dedica-se a lecionar aulas de francês. Currículo Lattes.

Mohana Ellen Brito Morais Cavalcante, UFPB

Graduada em ciências sociais/bacharelado e licenciatura pela UFPB e licenciatura em letras/português pela Universidade Estácio de Sá. Possui mestrado e doutorado em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em sociologia pela UFPB. Socióloga (registro nº 0000068/PB), editora assistente da Revista CAOS (Revista Eletrônica de Ciências Sociais) e membra da equipe editorial da Revista Áltera (PPGA/UFPB). É membra do grupo de pesquisa CRIAS – Criança: Cultura e Sociedade/ UFPB. Atualmente, é bolsista DT I-A com o projeto "PARAÍBA QUE ACOLHE?: uma análise antropológica de uma política pública estadual para órfãos da COVID-19 em parceria com o CNPq", desenvolvendo estudos sobre as políticas públicas de cuidado e transferência de renda. Tem interesse e desenvolve pesquisas em abordagens teórico-metodológicas de temas relacionados à interface aos estudos da infância, cultura e sociabilidade, metodologia qualitativa e quantitativa, sociologia da saúde, sociologia jurídica, práticas culturais contemporâneas e relações inter e intra geracionais. Desde 2016, realiza pesquisa sobre infâncias, geração, cuidado e maternidades. Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

ENTREVISTA