GILBERTO FREYRE: tradicionalista conservador, futurólogo vanguardista
Abstract
Pesquisamos as obras de Gilberto Freyre pós anos sessenta cuja primeira obra, basilar, é o livro Além do apenas moderno: sugestões em torno de possíveis futuros do Homem, em geral, e do homem brasileiro, em particular. Nestes ensaios o pensador de Apipucos classifica-os como ensaios de futurologia. As abordagens antecipadoras e vanguardistas do livro revelariam um Gilberto Freyre preocupado em abordagens contemporâneas, cibernéticas, inclusive. Publicado em 1973, o livro é bastante sintomático das expectativas do autor com relação às transformações que abalaram as velhas estruturas sociais alicerçadas na tradição. A composição das idéias freyreanas na obra estão repletas de menções ao conflito de gerações, aos novos hábitos e costumes cujo eixo central está na chamada Revolução Biossocial; provocada pelo aumento da automação, e conseqüente aumento do lazer e da média de vida humana.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).