LOS SABERES Y COSMOVISIONES ANCESTRALES EN LOS MOVIMIENTOS ANTISISTÉMICOS LATINOAMERICANOS, HOY: una perspectiva decolonial
Abstract
El presente trabajo pretende partir de unas “epistemologías de las ausencias” para ampliar el debate y reflexión sobre los movimientos antisistémicos de hoy, los cuales abrevan en su mayoría, de propuestas y conocimientos de los pueblos originarios. Este ensayo constará de 4 partes: la primera abordará los conceptos sobre los movimientos anti-sistémicos; la segunda, el pensamiento decolonial, para así, abrir paso a la tercera parte que es la recopilación y re-valorización de los conocimientos de los pueblos originarios; por último se plantearán algunas conclusiones. Metodología: Revisión de documentación bibliográfica y documental apoyada por entrevistas.
PALABRAS CLAVE: Pensamiento/opción decolonial; Sumaq Kawsay; Autonomía; Solidaridad; Reciprocidad; Relaciones intersubjetivas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).