VEGANISMO: em defesa de uma ética na relação entre humanos e animais
Abstract
No contexto atual, novas formas de perceber a relação entre homem e meio ambiente têm sido pensadas politicamente (sustentadas). Estamos diante da disseminação de um conjunto de atitudes coletivas de protesto e repulsa as práticas carnívoras por sua dimensão antropocêntrica e impiedosa da relação entre a cultura e o ecossistema. Castells (1999) define tais movimentos como ambientalistas contraculturais, devido à oposição a algumas normas institucionalmente reconhecidas pela sociedade. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi compreender os principais pressupostos que orientam este tipo de manifestação a partir do movimento Veganismo que adota como algumas de suas práticas a rejeição ao consumo de produtos de origem animal e boicote a espaços de lazer que usam animais como entretenimento para fins lucrativos. A metodologia utilizada partiu da identificação das redes sociais facebook etc. e posteriormente através de entrevistas presenciais realizadas com vários adeptos deste movimento.
Palavras-chave: Animais; Bem-estar; Ética na Alimentação; Veganismo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).